Notícias de saúde

Vida Sexual na Menopausa Pode Ser Boa, diz Estudo

Por Penny Stern NOVA YORK (Reuters Health) - Apesar de muitas mulheres serem alertadas de que a menopausa pode ter um impacto em sua vida sexual, um novo estudo sugere que ela tem menos efeito no sexo do que o senso comum parecia sugerir.

A pesquisa descobriu que "o estado de menopausa estava relacionado a alguns aspectos do funcionamento sexual, mas não a outros", de acordo com Nancy E. Avis, da Escola de Medicina da Universidade Wake Forest, em Winston-Salem, Carolina do Norte.

No geral, a menopausa é menos importante do que o estado de saúde da pessoa, a condição marital, a saúde mental ou o fumo quando o assunto é a função sexual feminina, disse Avis à Reuters Health.

Avis e sua equipe analisaram dados de cerca de 200 mulheres participando de um estudo de saúde feminina de Massachusetts -- todas com um parceiro sexual.

Os pesquisadores descobriram que "no geral as mulheres estavam satisfeitas com sua relação sexual" e normalmente praticavam sexo, em média, uma vez por semana.

O estudo está publicado na edição de setembro e outubro de Menopause: The Journal of The North American Menopause Society.

Os níveis de satisfação sexual eram mais altos entre mulheres que julgavam sua saúde "melhor do que a de maioria das mulheres de sua idade".

Níveis de estrogênio menores foram relacionados a dor durante e após a relação sexual, no entanto, não teve impacto no impulso ou interesse sexual.

Avis destacou que "o conceito equivocado mais comum é de que a menopausa é uma grande crise da vida". Relativamente poucas mulheres "podem sentir sintomas graves que podem ter impacto no sono, no humor e/ou na função sexual", disse Avis, que conduziu o estudo quando no Instituto de Pesquisa New England, em Watertown, Massachusetts.

"É importante compreender que isso acomete a minoria das mulheres", acrescentou Avis.

As descobertas são animadoras, no entanto, ainda há muito para se aprender. Avis destacou que, em particular, alguns estudos precisam ter como foco o homem na vida da mulher.

Ela explicou que mulheres que estão passando pela menopausa podem ter parceiros sexuais que estão apresentando uma queda na função sexual, o que pode ser um "fator importante" na vida sexual feminina.

"Precisamos entender melhor como isso tem impacto no funcionamento sexual da mulher", afirmou Avis.

A pesquisadora acrescentou que a maioria das mulheres do estudo estava no início da menopausa e que um quadro mais completo do funcionamento sexual na pós-menopausa pode ser realizado com um estudo "entre mulheres que estão há cinco ou dez anos na menopausa".

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários