Notícias de saúde

Mulheres idosas têm vida sexual ativa

03 de agosto de 2015 (Bibliomed). Muitas pessoas acreditam que, à medida que envelhecem, as mulheres se tornam sexualmente inativas e o sexo deixa de ser importante para elas. Mas isso não é uma realidade: quase seis em cada 10 mulheres com idade superior a 60 anos e que estão em relacionamentos estáveis são sexualmente ativas, indica uma nova pesquisa.

O estudo analisou mais de 2.100 mulheres americanas com idades entre 28 e 84 anos, sendo sua maioria entre 50 e 70 anos, e constatou que essas mulheres apresentaram níveis de satisfação sexual semelhantes às mulheres em seus 30 e 40 anos.

Os pesquisadores focaram em uma amostra nacional de mulheres que responderam a uma série de perguntas sobre a sexualidade em um questionário. Eles descobriram que 62% das entrevistadas relataram serem sexualmente ativas nos últimos seis meses.

De mulheres com 60 anos e mais com um parceiro comprometido, 59% eram sexualmente ativas. Aquelas evolvidas em uma parceria romântica foram oito vezes mais propensas a serem sexualmente ativas do que aquelas sem um parceiro, mas 13% das mulheres sexualmente ativas não tinham um parceiro romântico estável.

Os pesquisadores concluíram que, para as mulheres, estar conectada a uma pessoa é mais importante do que ter sexo simplesmente por causa do sexo.

A pesquisa foi publicada na revista Annals of Family Medicine.

Fonte: Ann Fam Med July/August 2015 13:336-342; doi:10.1370/afm.1820

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários