Notícias de saúde

Vacina Contra Gripe Pode Ajudar Toda a Família

NOVA YORK (Reuters Health) - As famílias que têm crianças em creche devem pensar seriamente em vaciná-las contra a gripe, na opinião de especialistas.

Conforme a equipe de Eugene S. Hurwitz, do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), em Atlanta (Geórgia), as vacinas não apenas reduzem a incidência de gripe nas crianças, mas ajudam a família inteira a evitar a doença.

No estudo com quase 150 crianças, entre 2 e 5 anos de idade, que freqüentam creches e seus familiares, metade do grupo foi vacinada contra a gripe e metade não. Os resultados do trabalho foram publicados na edição de outubro do Journal of the American Medical Association.

Os pesquisadores verificaram que nas famílias onde as crianças foram vacinadas houve uma redução de 80 por cento na incidência de gripe entre membros da família entre 5 e 17 anos de idade. As crianças tiveram uma redução de 42 por cento nas doenças respiratórias acompanhadas de febre.

No total, houve uma redução de 70 por cento nas faltas escolares, dores de ouvido, consultas médicas, prescrição médica de antibióticos e faltas ao trabalho de adultos que tinham de cuidar de filhos gripados.

A pesquisa indica que a vacinação contra a "gripe em crianças que freqüentam creche pode ter benefícios adicionais para as famílias, como a redução dos casos de gripe em casa, separação da família (para evitar o contágio), falta ao trabalho dos pais para tomar conta das crianças doentes, consultas clínicas e uso de antibióticos entre os moradores da casa", concluíram os pesquisadores.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários