Notícias de saúde

Administração de vacina contra influenza sem uso de agulhas tem bom resultado

10 de outubro de 2014 (Bibliomed). A administração de vacinas por tecnologia sem agulha tal como a injeção a jato pode oferecer uma alternativa ao uso de agulhas e seringas, que evita o problema de fobia de agulhas e o risco de ferimento por picada de agulha. Um recente estudo publicado na Lancet foi realizado para avaliar a capacidade de desenvolver imunidade e a segurança da vacina contra a gripe trivalente aplicada pelo injetor a jato sem agulha.

Durante a temporada de 2012-13 da gripe no hemisfério norte, foram avaliados 1.250 participantes para receberem a vacina sem agulha (n = 627) ou com agulha e seringa (n = 623). A resposta imunitária à vacina quando administrada por método sem agulha preencheu os critérios de não inferioridade para todos os seis terminais.

A resposta imune à vacina contra a gripe com o dispositivo de injetor a gás não foi inferior à resposta imune à vacina de influenza dada com uma agulha e seringa. O dispositivo tinha um perfil de segurança clinicamente aceitável, mas foi associada a uma maior frequência de reações no local da injeção do que o uso de agulhas e seringas.

O estudo concluiu que o dispositivo injetor a jato sem agulha poderia ser utilizado como um método alternativo de administração da vacina da gripe trivalente.

Fonte: The Lancet, Volume 384, Issue 9944 , Pages 674-681, 23 de agosto de 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários