Notícias de saúde

Consumo global de antibióticos aumentou de 2000 a 2010

18 de setembro de 2014 (Bibliomed). O consumo de antibióticos é um dos principais motores da resistência bacteriana a essas drogas. Variações na resistência a antibióticos entre os países são atribuíveis, em parte, a diferentes volumes e padrões de consumo de antibióticos.

Um recente artigo publicado na revista médica The Lancet Infectious Diseases procurou avaliar as variações do consumo de antibióticos para auxiliar o monitoramento do surgimento de resistência e desenvolvimento de políticas de uso racional de antibióticos. Para tal, foram utilizados dados de vendas de farmácias e uso em hospitais em 71 países.

Verificou-se que entre 2000 e 2010 o consumo de antibióticos aumentou 36% (de 54 083 964 813 unidades padrão para 73 620 748 816 unidades-padrão). Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul foram responsáveis por 76% desse aumento. Na maioria dos países, o consumo de antibióticos variou significativamente com a estação do ano. Houve aumento do consumo de carbapenêmicos(45%) e polimixinas (13%), duas classes de último recurso.

Os autores do estudo, de diversas instituições internacionais, acreditam que o aumento do consumo de antibióticos levanta sérias preocupações para a saúde pública. Deve ser incentivado o uso adequado de antibióticos em países em desenvolvimento. No entanto, para evitar um aumento marcante na resistência e para preservar a eficácia do antibiótico em todo o mundo, programas que promovem o uso racional através de esforços coordenados pela comunidade internacional devem ser uma prioridade.

Fonte: The Lancet Infectious Diseases, Volume 14, Issue 8 , Pages 742-750, ago 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários