Notícias de saúde

Cérebros de idosos são mais ativos pela manhã

14 de agosto de 2014 (Bibliomed). As mentes dos adultos mais velhos podem ser mais nítidas na parte da manhã,  indica um novo estudo.

Pesquisadores canadenses usaram a ressonância magnética funcional para monitorar a atividade cerebral de 16 adultos jovens (com idade entre 19 a 30) e 16 idosos (idade entre 60 e 82), durante a realização de testes de memória, enquanto os indivíduos eram submetidos a distrações.

Quando os testes foram conduzidos de 13 as 17 horas, os idosos eram 10 por cento mais propensos a se distrair do que os adultos mais jovens. Mas essa diferença diminuiu quando os testes foram realizados de 8:30 as 10:30 h, de acordo com o estudo recentemente publicado online na revista Psychology and Aging.

Os resultados oferecem uma forte evidência de que a função cerebral em adultos mais velhos podem variar muito durante o dia, segundo os pesquisadores do Centro Baycrest para Geriatric Care, em Toronto, Canadá.

Em termos práticos, o pesquisadores dizem que os resultados sugerem que a manhã pode ser o melhor momento para adultos mais velhos para agendar suas tarefas mentalmente mais desafiadoras, tais como fazer os impostos ou renovar uma licença de motorista.

Fonte: Baycrest Center for Geriatric Care, news release, Aug. 11, 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários