Notícias de saúde

Azeite extra-virgem pode reduzir risco cardiovascular

7 de agosto de 2014 (Bibliomed). Ainda hoje não se sabe se os indivíduos com alto risco cardiovascular teriam benefícios ao ingerir maior quantidade de azeite. Um recente estudo, então, avaliou a associação entre a ingestão total de azeite (extra virgem e azeite de oliva comum) com o risco de doença cardiovascular e mortalidade em uma população mediterrânea com alto risco cardiovascular.

Foram incluídos 7.216 homens e mulheres com alto risco cardiovascular, com idades entre 55 a 80 anos. Os participantes foram aleatorizados para uma das três intervenções: dietas mediterrâneas suplementadas com nozes, ou azeite de oliva extra-virgem, ou uma dieta de baixa gordura. O acompanhamento médio foi de 4,8 anos. As doenças cardiovasculares (acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio e morte cardiovascular) e mortalidade foram verificadas por registros médicos. O consumo de azeite foi avaliado através de questionários de frequência alimentar validados.

Durante o seguimento, 277 eventos cardiovasculares e 323 óbitos ocorreram. Os participantes com mais alto consumo de azeite e azeite extra-virgem de base tiveram redução de 35%  e 39% no risco de doenças cardiovasculares, respectivamente, em comparação com a referência. Maior consumo de óleo a base total de oliva foi associada a 48% de redução no risco de mortalidade cardiovascular. Para cada aumento de 10 g / dia no consumo de azeite extra-virgem, houve queda de 10% e 7% nas doenças cardiovasculares e risco de mortalidade, respectivamente. Não foram encontradas associações significativas para o câncer e mortalidade por todas as causas.

Concluiu-se que o consumo de azeite, especificamente a variedade extra-virgem, está associada com riscos reduzidos de doença cardiovascular e mortalidade em indivíduos com alto risco cardiovascular.

Fonte: BMC Medicine de 2014

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários