Notícias de saúde

Pais podem levar crianças a ingerir porções maiores

23 de maio de 2014 (Bibliomed). O consumo calórico das crianças é influenciado pelas porções que são servidas. Fatores que influenciam o volume de alimento oferecido pelos adultos, não são bem descritos.

Um recente estudo da revista médica American Journal of Clinical Nutrition de abril de 2014 avaliou se o volume servido as crianças sofre influência pela quantidade de comida que os pais comem. Tratou-se de um estudo transversal, com 145 pais e seus filhos em idade pré-escolar (82 hispânicos, 57 Africano-americanos, 6 não identificados). Foi avaliado altura e peso das crianças e dos pais, assim o índices de massa corporal (IMCs) foi calculado.

Verificou-se que o volume de comida com que os pais se serviram foi significativamente associado com os valores que serviram para os seus filhos. A análise de regressão múltipla mostrou que os pais afro-americanos (em comparação com os hispânicos) serviram mais comida para si e para seus filhos e que empregados (em comparação com os desempregados) também serviam mais comida para os filhos.

Estes resultados ressaltam a forte relação entre as porções oferecidas e o montante que as crianças consomem em uma refeição, além de sugerir que fatores não relacionados à criança (por exemplo, a quantidade que um pai serve a si mesmo) são importantes preditores de consumo infantil. Os esforços destinados a melhorar o reconhecimento de porções adequadas pode ser útil na prevenção da obesidade.

Fonte: Am J Clin Nutr; abril 2014 vol. 99 no. 4 763-770.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários