Notícias de saúde

Novas diretrizes para avaliação do risco de doença cardiovascular

03 de dezembro de 2013 (Bibliomed). Uma calculadora para avaliar o risco de doença cardiovascular aterosclerótica foi desenvolvida pelo American College of Cardiology (ACC) e pela American Heart Association (AHA) e testada por médicos do Brigham and Women's Hospital, nos Estados Unidos.

De acordo com os responsáveis pelos testes, Dr. Paul Ridker e Dra. Nancy Cook, a calculadora superestimou o risco cardíaco do paciente. O estudo foi realizado em três grandes coortes de prevenção primária: Estudo de Saúde das Mulheres (WHS), Estudo de Saúde dos Médicos (PHS) e Iniciativa de Saúde - Estudo Observacional da Mulher (WHI- oS), e encontrou o novo algoritmo superestimou o risco em 75% a 150%.

O artigo foi publicado em 18 de novembro de 2013 no New York Times e apresentado no American Heart Association Scientific Sessions 2013.

A nova calculadora de avaliação de risco foi desenvolvida por um painel de especialistas ACC/AHA que escreveram novas diretrizes para a gestão de risco do paciente. Considerando o Framingham Risk Score (FRS), o algoritmo considera o risco de derrame e doença cardiovascular em dez anos.

Com base nas novas diretrizes para o controle do colesterol, que também foram publicadas juntamente com as diretrizes de avaliação de risco, os indivíduos sem evidência de doença cardiovascular ou diabetes, mas que têm níveis de LDL-colesterol entre 70 e 189 mg / dL e um risco de cardiovascular aterosclerótica de 10 anos doença > 7,5%, são candidatos à terapia com estatina.

O Dr. Ridker acredita que as novas orientações representam um avanço da assistência ao paciente, especialmente com foco nas estatinas e na facilidade com que elas podem ser implementadas pelos médicos na prática clínica.

No entanto, o especialista ressalta que sempre que uma nova ferramenta de avaliação de risco clínico é desenvolvida, deve ser validada em uma população externa para avaliar sua eficácia.

Durante os testes, o escore de risco de doença cardiovascular aterosclerótica nos grupos WHS, PHS e WHI-OS, a calculadora de avaliação de risco superestimou significativamente o risco, inclusive em pacientes com 5% a 10% de risco de doença cardiovascular.  Independentemente do risco de doença cardiovascular de 10 anos, a nova calculadora de risco superestimou o risco do paciente em comparação com o risco real em todos os três grupos, disse Ridker.

Fonte: American Heart Association Scientific Sessions 2013, 16 a 20 de novembro de 2013

Saiba mais sobre infarto em Boa Saúde

Ingestão de peixe pode diminuir risco cardíaco. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários