Notícias de saúde

Transgênicos Podem Criar Doenças Venéreas Resistentes

BUENOS AIRES (Reuters) - Ativistas contrários à biotecnologia deram sinal vermelho contra o algodão transgênicos, alegando que a transferência acidental de seus genes poderia diminuir a efetividade dos antibióticos usados para combater a gonorréia, doença sexualmente transmissível.

"Esse algodão tem um gene resistente ao antibiótico que pode tornar a gonorréia incurável sendo preocupante também no caso da tuberculose", disse Mae-Wa Ho, diretora do Instituto de Ciências e Sociedade, organização sem fins lucrativos, com sede na Universidade Aberta da Grã-Bretanha.

Ho está em visita pela América do Sul e informou que o Comitê Britânico de Novos Processos e Alimentos publicou este ano suas conclusões, trazendo novas questões sobre o cultivo de transgênicos e seu impacto a longo prazo sobre a saúde e o meio ambiente.

O Comitê seleciona pedidos para aprovação comercial de novos alimentos e ração animal.

"Parece um cenário extremo e pouco provável. Sobre este assunto em particular, há muitas evidências científicas que questionam os protestos", disse Lisa Dry, porta-voz da Organização da Indústria Biotecnológica, entidade sem fins lucrativos sediada em Washington.

Conforme as conclusões do Comitê Britânico, o gene que cria resistência contra os antibióticos usados para curar a gonorréia está presente no algodão transgênico Bollgard e Roundup Ready, cujas sementes são produzidas pela Monsanto Co. da Pharmacia Corp.

Conforme Ho, a bactéria que causa a gonorréia poderia contrair o gene de materiais de plantas transgênicas durante infecções no intestino delgado e grosso, aparelho respiratório ou de forma indireta de outra bactéria dentro ou fora do corpo humano.

A gonorréia é a segunda doença sexualmente transmissível mais comum nos Estados Unidos e pode causar inflamação pélvica e esterilidade em mulheres, além de facilitar a contaminação pela Aids.

Conforme representantes dos órgãos de saúde dos Estados Unidos, está aumentando a resistência da doença a antibióticos que geralmente são usados em seu tratamento.

Ho ressaltou que a informação do Comitê Britânico é de 1999 mas, inexplicavelmente, não foi divulgada até o início deste ano pelo Ministério de Agricultura, Pesca e Alimentos da Grã-Bretanha.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários