Publicidade

Notícias de saúde

Bactéria Transgênica é Usada Para Combater Infecção Vaginal

NOVA YORK (Reuters Health) - Com um empurrãozinho da genética, pesquisadores italianos descobriram uma forma de fazer com que uma bactéria combata fungos causadores de infecções vaginais.

Esse novo produto da biotecnologia abre caminho para o uso de bactérias geneticamente modificadas no tratamento de diversas infecções, de acordo com estudo publicado na edição de outubro da revista Nature Biotechnology.

Os pesquisadores criaram uma bactéria transgênica que contém um anticorpo específico contra o fungo "Candida albicans", que causa infecções vaginais e candidíase (sapinho) em pessoas com imunossupressão.

Em testes com ratos, os pesquisadores verificaram que a terapia foi tão eficaz quanto o antibiótico-padrão para esses casos de infecção vaginal.

Luciano Polonelli, chefe da equipe da Universita degli Studi di Parma que realizou o estudo, disse à Reuters Health que a estratégia pode funcionar também em seres humanos. Para Polonelli, os tratamentos disponíveis para infecções vaginais recorrentes nem sempre são adequados.

Para o pesquisador, em tese, a nova abordagem poderia ser usada tanto para tratar como para prevenir infecções do trato urinário, dos intestinos e da garganta.

Há um interesse crescente no desenvolvimento de agentes capazes de prevenir as infecções vaginais, de acordo com o editorial que acompanha o estudo. Segundo Kevin J. Whaley e Larry Zeitlin, pesquisadores da Epicyte Pharmaceutical, em San Diego (Califórnia), pelo menos 60 destes produtos estão sendo pesquisados.

Usar bactérias geneticamente modificadas é uma estratégia promissora para enviar anticorpos até as superfícies internas do corpo, acrescentaram os editorialistas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: