Notícias de saúde

Vegetarianos têm menor risco de morte

27 de junho de 2013 (Bibliomed). Segundo estudo publicado pelo JAMA International Medicine, vegetarianos têm menor risco de morte do que pessoas com dieta carnívora.

Nos últimos anos, diversos estudos têm associado a dieta vegetariana com menor risco de câncer, diabetes, derrame e ataque cardíaco. Além disso, o consumo de carne vermelha pode ser associado a um risco 20% maior de morte.

O estudo em questão analisou dados de mais de 70.000 pessoas que foram classificadas em cinco grupos: não vegetarianos, semi-vegetarianos, pesco-vegetarianos (incluem frutos do mar na dieta), ovo-lacto-vegetarianos (incluem leite e ovos) e vegan (excluem todos os produtos de origem animal).

Os resultados mostraram que as pessoas vegetarianas vivem mais e tendem a ter maior nível educacional, mais possibilidades de se casarem, a ingerirem menos álcool e tabaco, a se exercitarem mais e serem mais magras.

De acordo com os pesquisadores, esses resultados demonstram uma associação global dos padrões de dieta vegetariana com uma menor mortalidade em comparação com o padrão de dieta não vegetariana.

Fonte: Diário da Saúde, 25 de junho de 2013.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários