Notícias de saúde

Mulheres Vegetarianas Apresentam Maior Chance de Dar à Luz a Meninas

LONDRES (Reuters) - Um estudo britânico sobre como a dieta afeta a saúde de mães e seus bebês revelou que mulheres vegetarianas estão mais propensas a terem meninas, disse uma das autoras do estudo.

O que deve ser o primeiro estudo desse tipo, pesquisadoras da Universidade de Nottingham encontraram diferenças significativas no sexo de bebês de mulheres vegetarianas e aquelas que comiam carne vermelha e branca.

"Ficamos muito surpresas. Foi uma descoberta feliz, algo que não estávamos procurando", disse Pauline Hudson, uma das autoras do estudo.

Hudson e Rosemary Buckley monitoraram 5.942 gestantes no Hospital Municipal de Nottingham durante 1998, verificando se elas eram vegetarianas ou não - ou seja, se elas comiam ou não carne e peixe. Cerca de cinco por cento das mulheres eram vegetarianas, um total de mais de 250 mulheres.

"A proporção de nascimento na Grã-Bretanha é de que para 106 meninos nascidos existem 100 meninas, o que é muito constante", disse Hudson. "Em nosso grupo de amostra de vegetarianas havia 81,5 meninos nascidos para 100 meninas."

Para testar suas descobertas - e aumentar o número de amostra para o que cientistas chamam de um nível "estatisticamente significante" - as pesquisadoras estenderam seu estudo por mais seis meses, observando somente o sexo dos bebês. Os resultados, com cerca de 150 mulheres vegetarianas, foram "quase exatamente os mesmos".

O estudo também descobriu que as mães vegetarianas tendiam menos a fumar durante a gravidez - 10 por cento fumaram, comparadas a 20 por cento das não vegetarianas - e tendiam mais a amamentar (80 por cento contra 60 por cento).

Essas diferenças se deviam ao fato de que a adoção de uma alimentação vegetariana e um estilo de vida saudável costumam estar associados e que algumas mães vegetarianas evitam o leite industrializado contendo produtos derivados do leite.

Estudos anteriores demonstraram que dietas ricas em potássio, cálcio e magnésio irão produzir mais meninos, mas não há evidência de que uma dieta vegetariana é pobre nestes minerais.

FONTE: Practising Midwife.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon

Faça o seu comentário
Comentários