Notícias de saúde

Suspeitas de dengue aumentaram 279% de janeiro a março

05 de abril de 2013 (Bibliomed). De acordo com dados do Ministério da Saúde, as notificações de suspeita de dengue aumentaram 279% entre janeiro e março deste ano em comparação com o mesmo período de 2012.

Os dados foram coletados entre 1º de janeiro e 23 de março, e mostraram que foram informados ao Ministério da Saúde 635,1 mil supeitas da doença em 2013, sendo que em 2012 foram 167,2 mil.

A dengue é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegyti. Geralmente, é uma doença que ocorre em regiões tropicais, onde os fatores ambientais favorecem o desenvolvimento e proliferação do inseto, que necessita de água parada, o que torna o verão a principal época de infecções.

A doença pode ser do tipo clássica, que corresponde a cerca de 95% dos casos e se caracteriza por febre alta, dores de cabeça, fraqueza, dores musculares, enjoos e vômitos, mas não coloca a vida do paciente em risco; ou do tipo hemorrágica, forma mais grave onde o paciente apresenta sangramentos pelo nariz, boca ou gengiva e, manchas vermelhas na pele, que podem evoluir para um colapso respiratório que pode levar à morte.

O tratamento da doença alivia os sintomas, e o paciente deve ingerir muito líquido, manter-se em repouso e só utilizar medicamentos receitados pelo médico.

A prevenção é ainda o melhor remédio contra a dengue. Veja algumas dicas:

*Substituir a água dos vasos das plantas por terra e esvaziar o prato coletor, lavando-o com auxílio de uma escova; 

*Utilizar água tratada com água sanitária para regar as plantas duas vezes por semana; 

*Não deixar acumular água nas calhas do telhado; 

*Acondicionar o lixo domiciliar em sacos plásticos fechados ou latões com tampa; 

*Tampar cuidadosamente caixas d'água, filtros, barris e tambores; 

*Não deixar expostos à chuva pneus velhos ou objetos que possam acumular água (latas, garrafas, cacos de vidro etc.).

Fonte: Máquina Public Relations, 04 de abril de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários