Publicidade

Notícias de saúde

Revelado Vínculo Genético Para Diabete Tipo 2

NOVA YORK (Reuters Health) - Cientistas identificaram uma variação genética que pode levar a novas pistas sobre as causas da diabete tipo 2, forma da doença que não é dependente de insulina.

Em um estudo, pesquisadores encontraram uma associação entre um gene chamado calpain-10 e a suscetibilidade para diabete tipo 2 em norte-americanos de origem mexicana e europeus. As descobertas foram publicadas na edição de outubro da Nature Genetics.

A diabete tipo 2 geralmente se manifesta em adultos e quase sempre está relacionada à obesidade. Nos Estados Unidos, cerca de 10 milhões de pessoas sofrem de diabete, das quais se estima que entre 90 e 95 por cento sejam de tipo 2.

"Acreditamos que o gene calpain-10 determine a síntese de uma proteína reguladora -- significando que ativa ou inativa os níveis de glicose no sangue", disse à Reuters Health, Nancy J. Cox da Universidade de Chicago, Illinois.

"Basicamente, estamos trabalhando com uma nova hipótese, a de que o gene calpain-10 esteja envolvido na regulação da glicose", disse Cox.

A pesquisa, porém, ainda está "no estágio de ciência básica e por enquanto não há descobertas clínicas", advertiu a especialista.

"Nossos estudos vão abrir um novo caminho para o estudo das causas genéticas da diabete tipo 2", concluiu a especialista.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: