Notícias de saúde

Bebês de Mães Fumantes Tendem a Ter Mais Cólicas

NOVA YORK (Reuters Health) - Bebês de mamães que fumam estão duas vezes mais propensos a ter cólicas do que filhos de mulheres que não fumam, afirmam pesquisadores.

O estudo descobriu, no entanto, que a amamentação foi ligeiramente protetora, embora os bebês de mães fumantes ainda estivessem sob um risco maior de sofrer cólicas do que os filhos de mulheres não-fumantes.

A cólica é o choro incessante -- pelo menos três horas por dia por três dias em uma semana -- de causa desconhecida. As cólicas infantis tendem a apresentar picos durante as seis primeiras semanas de vida e passar ao final do segundo mês.

Os resultados do estudo causaram surpresa, pois pesquisas anteriores sugerem que a cólica está relacionada ao fumo somente se a mãe amamenta, de acordo com Sijmen A. Reijneveld, da Organização da Holanda de Pesquisa Científica Aplicada (Netherlands Organisation of Applied Scientific Research), em Leiden.

"Concentramo-nos no fumo maternal, pois um estudo anterior norte-americano demonstrou que o fumo da mãe e a cólica infantil estavam associados somente se a criança fosse amamentada, enquanto outras evidências eram conflitantes", disse Reijneveld.

"Nossos resultados confirmam claramente a associação entre o fumo maternal e a cólica, mas também mostra que o efeito da amamentação é protetor", acrescentou o pesquisador.

Reijneveld e sua equipe entrevistaram os pais de mais de 3.300 bebês entre 1 e 6 meses e descobriram que 4,7 por cento das crianças tinham cólicas. As descobertas estão publicadas nos Archives of Disease in Childhood.

No geral, bebês de 1 mês cujas mães fumavam menos de 15 cigarros por dia estavam duas vezes mais propensos a ter cólicas do que bebês de não-fumantes.

No caso de mães que fumavam mais de 15 cigarros ao dia, seus bebês estavam cerca de três vezes mais propensos a ter cólicas.

A amamentação, no entanto, teve um efeito ligeiramente protetor. Se a mãe também fosse fumante, o risco de seu filho apresentar cólicas era somente 1,5 a 2,5 maior do que no caso do bebê de uma mãe não-fumante.

Reijneveld sugeriu que o aleitamento parece ser protetor. "Talvez devido a coisas como o contato da pele do bebê com a mãe", destacou o pesquisador.

Ele especulou que, provavelmente, a irritação provocada pelo tabaco nos pulmões da criança é responsável pela cólica e, caso isso seja verdade, um pai que fuma perto do filho também pode ter um bebê com cólicas.

Reijneveld disse à Reuters Health que outros fatores, no entanto, também podem ser responsáveis pela associação. É possível que o fumo durante -- e não após -- a gravidez pode ser o culpado. Ele destacou que existe uma "possibilidade de que um bebê com cólicas severas faça com que a mãe comece a fumar".

Independentemente da razão, o fumo passivo é conhecido por ser prejudicial a bebês por diversos motivos, incluindo um maior risco de infecções no ouvido. Por isso, Reijneveld sugere que os pais fiquem longe de cigarros. "Não fumem na presença de seu filho e não permita que outros o façam", aconselhou o pesquisador.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários