Notícias de saúde

Crianças podem usar tablets?

14 de fevereiro de 2013 (Bibliomed). Crianças adoram mexer em tudo, inclusive nos tablets dos adultos. Existem até mesmo aplicativos voltados para o público mirim. Porém, fica a dúvida: será que a exposição a esses aparelhos é seguro para elas?

O uso de computadores, videogames, televisões e similares por crianças é bastante controverso. Existe quem diga que os aparelhos não oferecem riscos, outras pessoas argumentam que o tempo de exposição a eles deve ser mínimo.

Para evitar extremos, o ideal é buscar a moderação. Deve-se estar atento ao conteúdo sendo exibido à criança. Aplicativos de tablets devem ser apropriados para a idade e adultos devem julgar se a criança poderá interagir corretamente com o programa. É importante, por exemplo, avaliar a habilidade motora exigida pelo aplicativo e aquela apresentada pela criança.

É interessante que o adulto também interaja com a criança e o aplicativo, usando o tablet junto com ela. A criança se beneficiará mais, terá mais facilidade de compreensão e de desenvolvimento de habilidades e essa é também uma boa forma de passar o tempo juntos.

Lembre-se de que o tempo que a criança passa com aparelhos eletrônicos impede que ela interaja com outros fatores do seu ambiente. Se o uso de dispositivos se torna um hábito, ele pode acabar virando um problema. Porém, com cuidados e a supervisão adequada, a atividade pode ser prazerosa e educativa.

Fonte: Live Science, 12 de fevereiro de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários