Notícias de saúde

Uso de tablets oferece risco à saúde dos olhos

26 de março de 2012 (Bibliomed). Os tablets são uma nova plataforma de leitura, não apenas de livros e textos, mas também de notícias e artigos. Assim, muitos dos seus usuários dedicam muito tempo dos seus dias à leitura nesses dispositivos.

De acordo com uma pesquisa desevolvida pelo Pew Research Center em 2011, 53% das pessoas que possuem tablets lêem notícias todos os dias. Ela mostrou também que 77% dos donos desses eletrônicos os usam diariamente durante uma média de 90 minutos.

Porém, esse hábito pode oferecer alguns riscos à saúde dos olhos. “Tanto o uso de tablet como de computadores faz com que adultos ou crianças fixem a visão mais no objeto de leitura. Com isso, a frequência do piscar pode diminuir e causar piora da lubrificação ocular, como vermelhidão, irritação e sensação de corpo estranho nos olhos. Esse quadro pode levar à Síndrome do Olho Seco, um termo usado para descrever um grupo de diferentes doenças e condições que resultam da umidade e lubrificação inadequada do olho” explica o médico Daniel Moon Lee, sócio-diretor e chefe do departamento de Catarata e Implantes de Lentes do Hospital de Olhos INOB.

Existem formas de prevenir esse e outros problemas. É preciso estar atento ao posicionamento do eletrônico e também à iluminação do ambiente. “Se o tablet ou o computador ficar em uma distância muito próxima dos olhos, aumenta o esforço de acomodação ou o foco e isso pode causar dores de cabeça depois de uma leitura prolongada”. A distância correta de posição do tablet é de cerca de 40 cm, dependendo das proporções corporais do usuário. Fazer pausas durante a leitura também pode ser beneficial.

Fonte: Tríplice Comunicação, 23 de março de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários