Publicidade

Notícias de saúde

80% das doenças cardíacas são evitáveis

04 de fevereiro de 2013 (Bibliomed). As doenças cardíacas são a principal causa de morte de homens e mulheres no mundo, embora quase 80% delas sejam evitáveis. Segundo pesquisadores da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, adotar algumas práticas simples pode reduzir significativamente o risco de desenvolvimento de doenças no coração.

Os pesquisadores explicam que o sedentarismo é tão prejudicial para saúde cardíaca quanto o tabagismo. De acordo com os especialistas, pequenas mudanças de hábito, como ir até a mesa de trabalho do colega para conversar com ele em vez de mandar um e-mail ou telefonar, ou andar pela casa enquanto fala ao telefone pode ajudar a diminuir o risco de ataque cardíaco.

Dez minutos de movimentação extra por dia podem ajudar a reduzir o risco de ataque cardíaco em até 50%. Além disso, dormir bem é fundamental para manter a saúde do coração. Os pesquisadores ressaltam que o sono é tão importante para saúde quanto a comida e a água.

Aliar atividades físicas a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis protege o coração e previne contra várias outras doenças.

Fonte: UPI, 31 de janeiro de 2013



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: