Folhetos de saúde

Parassonias

© Equipe Editorial Bibliomed

O que são as parassonias?

As parassonias são situações relacionadas ao sono, caracterizadas por distúrbios motores, os quais induzem a despertares rápidos e incompletos. Habitualmente não se associam com sonolência durante o dia.

As parassonias são tipicamente distúrbios da infância, porém também podem ocorrer em indivíduos adultos.

Quais os distúrbios mais freqüentes?

O sonambulismo é um tipo de parassonia que afeta cerca de uma em cada dez crianças. Costuma haver história de acometimento de diversos membros de uma mesma família. O distúrbio caracteriza-se pela deambulação que ocorre no período de sono, sendo habitualmente difícil acordar a criança durante o episódio. Após despertar, o doente não se recorda do ocorrido. Os eventos acontecem durante as primeiras horas de sono, e são de curta duração (mais ou menos dez minutos), porém podem se repetir continuamente.

O terror noturno é caracterizado pela presença de intensa atividade do sistema orgânico associado a resposta ao estresse ou situações de perigo (ex: suor excessivo, aumento da freqüência dos batimentos do coração peito, pele fria e úmida), além de verbalizações marcantes, bem como intensa movimentação e dificuldade de acordar o doente. Este costuma não se lembrar de nada que aconteceu, após despertar.

Os pesadelos são sonhos assustadores que usualmente despertam a pessoa durante a noite. Durante sua ocorrência a movimentação costuma ser bem menos intensa, sendo relativamente fácil despertar o indivíduo neste período. Após acordar, a pessoa mantém lembrança vívida do sonho. Costuma ser difícil e demorado o retorno ao sono.

O distúrbio comportamental REM (“movimentos rápidos do olhos”- é uma das fases do sono) é uma doença pouco comum, que destaca-se por afetar predominantemente homens idosos ou de meia-idade, ou ainda indivíduos com doenças degenerativas do sistema nervoso central (ex: doença de Alzheimer, doença de Parkinson). O doente costuma apresentar comportamentos motores exagerados, podendo inclusive machucar-se ou ferir seu companheiro de cama. Habitualmente há lembrança vívida dos sonhos ocorridos durante o sono.

O despertar em estado confusional é caracterizado pela presença de confusão mental durante ou logo após acordar. Acontece tipicamente após sono profundo, na primeira metade da noite.

Os sobressaltos do sono pautam-se por rápidas e súbitas contrações das pernas, podendo também envolver os braços e a cabeça. Ocorre no início do sono, e é um distúrbio praticamente universal. Geralmente é acompanhado de sensação de queda.

Existem diversos outros tipos de parassonias, devendo o diagnóstico diferencial ser realizado pelo médico habilitado em lidar com distúrbios do sono.

Lembre-se, somente o médico poderá orientá-lo na abordagem desta condição.

Fontes:

Simon RP, Sunseri MJ. Distúrbios do sono e do despertar. In: Goldman L, Bennet JC. CECIL Tratado de Medicina Interna. 21a ed, editora Guanabara Koogan S.A. RJ, 2001: 2265 – 2269.

Martinez D. Parassonias. In: Martinez D. Prática da Medicina do Sono. Editora FUNDO EDITORIAL BYK, SP, 1999: 123 – 128.