Folhetos de saúde

Otite média aguda

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é?

A otite média é uma infecção do ouvido médio (o ouvido humano é divido em três partes: externa, média e interna), geralmente causada por uma bactéria. Quando chamada de aguda, significa que está acometendo o indivíduo de forma abrupta, repentina, e este não apresentava qualquer outra alteração prévia no seu ouvido médio.

Essa doença é mais comum entre os 6 e 17 meses de vida, podendo ocorrer em até 70% das crianças com até 3 anos de idade.

Como se adquire a doença?

A otite média aguda pode ser tanto primária, ou seja, o indivíduo previamente saudável adquire a infecção, como pode ser secundária a processos inflamatórios das vias aéreas superiores (rinofaringites, amigdalites, adenoidites), uma vez que esses últimos enfraquecem as barreiras de defesa do organismo, permitindo a colonização do ouvido médio por bactérias capazes de causar a otite. Acredita-se que essa segunda forma de infecção seja a mais comum.

Existem algumas situações consideradas fatores de risco para que a criança desenvolva quadro de otite, sendo as mais comuns: aleitamento materno por curto período de tempo, convivência com outras crianças em ambientes fechados (ex: creches), malformações das estruturas internas do ouvido ou das vias aéreas superiores, distúrbios imunológicos (ex: alergias), tendência familiar, contato com fumaça de cigarro, uso de bicos e chupetas.

Quando suspeitar?

Os sintomas mais comuns da otite média aguda são dor no ouvido e presença de um líquido mal cheiroso que sai pelo ouvido. Quando menor for a criança, mais inespecíficos são os sintomas. Pode-se associar febre em graus variáveis, irritabilidade, redução da capacidade de ouvir, vômitos, diarréia, dentre outros.

Qual o tratamento?

A criança que apresente algum dos sintomas acima deve ser conduzida a um pediatra, o qual com o auxílio de um aparelho que lhe permite avaliar o ouvido médio (otoscópio), que  detecta a presença de inflamação deste.

O tratamento é centrado no uso de antibióticos capazes de matar a bactéria causadora da infecção. Também são utilizados medicamentos sintomáticos, especialmente os analgésicos e antitérmicos.

Os casos mais graves ou de repetição merecem avaliação pormenorizada, devendo-se pesquisar alguma malformação ou outro fator predisponente.

Quando adequadamente diagnosticada e tratada, a otite média aguda se cura completamente, sem deixar seqüelas para as crianças.

Lembre-se, somente o médico poderá orientar o tratamento de seu filho portador desta condição.

Fonte:

Alvim CG, Dias LS, Magalhães MEN. Infecções respiratórias agudas. In: Alves CRL, Viana MRA. SAÚDE DA FAMÍLIA: CUIDANDO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Coopmed editora médica BH-MG, 2003: 173 – 184.