Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Eritropoetina (código da AMB 4.03.05.29-5)

O que é o exame: coleta de sangue venoso para dosagem da concentração de eritropoetina, hormônio que estimula a síntese de hemácias (glóbulos vermelhos) para o sangue.

Para que serve: auxilia na monitorização dos níveis de eritropoetina combinante em pacientes em tratamento de aplasia de medula óssea e em pacientes com anemias crônicas, como na insuficiência renal crônica, AIDS e após quimioterapia, em que os níveis de eritropoetina se encontram reduzidos. Ainda é útil na diferenciação de quadros de policitemia (excesso de hemácias no sangue) primária e secundária.

- A dosagem de eritropoetina no sangue, caso apresente valores aumentados, pode indicar tumores renais benignos ou malignos e uma variedade de outros cânceres que causam policitemia. Esta condição pode aumentar o volume sanguíneo e causar elevação da viscosidade e hipertensão.

Valor de referência: 2,6 a 34,0 mU/mL

Fonte: - Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini

- Medline Plus – US National Library of Medicine and National Institutes of Health.

- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.