Quando a mulher pode retomar a atividade sexual após o parto?

Comment

Saúde da mulher

destaque_casal-jovemApós o nascimento do bebê, os casais são aconselhados a esperam cerca de seis semanas antes de retomarem sua vida sexual. O chamado puerpério é o período pós-parto que vai do nascimento do bebê até a volta da menstruação da mulher, depois da gravidez, e pode durar cerca de 45 dias, dependendo de como é feita da amamentação.

No entanto, estudo publicado no mostra que não há um tempo exato para a retomada da vida sexual. No estudo, publicado no periódico Culture – Health and Sexuality, os pesquisadores perguntaram a 70 mulheres do estado americano da Carolina do Sul sobre questões relacionadas à saúde reprodutiva.

Nas respostas, foram encontrados vários fatores que impedem que as mulheres retomem o sexo. Descobriu-se que algumas mulheres não tinham certeza sobre seus corpos, ou tinham dor e desconforto, ou estavam apenas cansadas e exaustas de cuidar do novo bebê.

Fatores psicológicos também podem ser uma barreira para a retomada do sexo. A imagem corporal também é uma preocupação, e algumas mulheres não estão se sentindo confortáveis ​​com as mudanças seus corpos. Presença de sangramento, secura vaginal, dor ou de múltiplos pontos podem ser impeditivos para a retomada das relações sexuais.

Os autores suspeitam que o prazo de seis semanas tornou-se padrão porque coincidiu com uma típica consulta de check-up pós-parto. Segundo os autores do estudo, a experiência pós-parto de cada mulher é diferente. Alguém que teve um parto muito difícil e precisou de pontos pode pensar que seis semanas é muito cedo. Mas uma mulher que teve um parto sem intercorrências pode se sentir desejosa de ter atividade sexual novamente em apenas algumas semanas. Entretanto, indica-se que a mulher deve esperar pelo menos até não sangrar mais. Sangrar pode indicar que o interior do útero, o revestimento uterino, não está totalmente curado. E caso o casal tiver preocupações ou medo sobre a retomada da retomada da atividade sexual, é recomendado que se procure ajuda médica.

O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, juntamente com outros grupos de saúde da mulher, atualizou recentemente as diretrizes de cuidados pós-parto. Os grupos recomendam que as mulheres sejam atendidas dentro de três semanas após o parto, com uma segunda consulta de acompanhamento antes da 12a semana após o nascimento.

Fonte: Culture – Health and Sexuality, 19 de fevereiro de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *