Novo tratamento potencial para doença celíaca

Comment

Alergias

Cerca de 1% da população tem doença celíaca, uma doença autoimune grave em que a ingestão de glúten leva a danos no intestino delgado. Quando as pessoas com doença celíaca comem glúten (uma proteína encontrada no trigo), seu corpo monta uma resposta imune que ataca o intestino delgado. Celíacos encontram limitações na dieta que duram a vida inteira, uma vez que a doença ainda não tem cura. Agora, pesquisa da Northwestern University, nos Estados Unidos, traz uma nova esperança para esses pacientes.

Os resultados de um novo ensaio clínico de fase 2 usando a tecnologia desenvolvida na Northwestern Medicine mostraram que é possível induzir tolerância imunológica ao glúten em indivíduos com doença celíaca. As descobertas podem abrir caminho para tratamentos que permitam ao paciente celíaco tolerar o glúten em sua dieta.

Para o estudo, os pesquisadores separaram aleatoriamente 34 participantes para receber placebo ou um tratamento para tolerância ao glúten. Nos dias 1 e 8, os pacientes receberam 12 gramas de glúten por três dias, seguidos por 6 gramas por dia durante 11 dias. Os pesquisadores testaram a medida direta da ativação das células T e da resposta imune e se o tratamento poderia impedi-lo.

Após o tratamento com a tecnologia, os pacientes foram capazes de comer glúten com uma redução substancial na inflamação. Os resultados também mostram uma tendência em proteger o intestino delgado dos pacientes da exposição ao glúten.

A tecnologia é uma nanopartícula biodegradável contendo glúten que ensina ao sistema imunológico que o antígeno (alérgeno) é seguro. A nanopartícula age como um “cavalo de Tróia”, escondendo o alérgeno em uma concha amigável, para convencer o sistema imunológico a não atacá-lo.

Além da doença celíaca, os pesquisadores acreditam que a descoberta pode ser usada para tratar uma série de outras doenças e alergias, incluindo esclerose múltipla, diabetes tipo 1, alergia ao amendoim, asma e muito mais.

Fonte: European Gastroenterology Week 2019. Oct. 19-23, 2019. Barcelona, Espanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *