Mamografias bienais são seguras para mulheres com mais de 50 anos

Comment

Saúde da mulher

De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a triagem do câncer de mama para mulheres com mais de 50 anos podem ser realizadas a cada dois anos.

O estudo envolveu três modelos de triagem para câncer: o convencionalmente utilizado, com rastreio anual; a triagem bienal; e o que segue as recomendações do U.S. Preventive Services Task Force.

A U.S. Preventive Services Task Force recomenda que as mulheres com idades entre 50 e 74 anos devem ser submetidas à triagem bienal; aquelas entre 40 e 49 anos devem ser rastreadas de acordo com outros fatores de risco; e as maiores de 75 anos ou mais, de acordo com a presença ou ausência de outras doenças.

Os resultados mostraram que o modelo atual, que indica a mamografia anual, está mais relacionado com resultados de falso-positivos, o que gera um impacto negativo na qualidade de vida das mulheres. Já as mamografias a cada dos anos se mostraram eficazes na descoberta de tumores além de representarem uma economia de bilhões de dólares anualmente.

Os resultados foram publicados na revista Annals of Internal Medicine.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *