Diabetes aumenta o risco de câncer em mulheres | Blog de Boa Saúde

Diabetes aumenta o risco de câncer em mulheres

Comentar

Medicina

destaque_diabetes2Pesquisa conjunta das universidades de New South Wales, na Austrália, e de Oxford, na Inglaterra mostrou que, entre pessoas com diabetes, as mulheres têm maior risco de desenvolverem câncer em comparação com homens.

Pesquisas anteriores já haviam identificado a ligação entre diabetes e risco de câncer, mas não a proporção do risco entre homens e mulheres. No atual estudo, os pesquisadores analisaram dados de 47 estudos envolvendo pessoas com e sem diabetes de ambos os sexos, e concluíram que, entre as pessoas com diabetes, as mulheres tinham 6% mais chances de desenvolverem cânceres do que os homens.

Para as mulheres com diabetes tipo 1 ou tipo 2, o risco de desenvolver câncer é 27% maior em comparação com outras mulheres. Já os homens com diabetes têm um risco de desenvolver câncer 19% maior do que os homens saudáveis.

Os pesquisadores também examinaram tipos específicos de câncer em pessoas com diabetes e descobriram que, em comparação aos homens, as mulheres têm um risco 15% maior de leucemia, 14% maior de câncer de estômago, 13% maior de câncer oral e 11% maior de câncer renal. Contudo, neste mesmo grupo, as mulheres tinham um risco 12% menor de desenvolver câncer de fígado em comparação aos homens.

Os pesquisadores ressaltam que, apesar da importância dos resultados obtidos neste estudo, novos estudos são necessários para esclarecer os mecanismos subjacentes às diferenças entre os sexos na associação diabetes-câncer.

Fonte: Diabetologia, 19 de julho de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>