Alimentação saudável é imprescindível para diabéticos

Comentar

Bem estar Comportamento Dieta

Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 14 milhões de pessoas convivem com diabetes no Brasil. Diariamente, são registrados pelo menos 500 novos casos da doença no país.

O diabetes é um distúrbio causado pela falta de uma substância no organismo, a insulina. Ele também pode resultar da incapacidade da insulina exercer seus efeitos, fazendo com que o organismo não consiga obter a energia dos alimentos de forma adequada e aumentando os níveis de glicose (açúcar) no sangue.

O diabetes tipo 2 é responsável por mais de 90% dos casos da doença e o único tipo de diabetes que pode ser evitado. Os problemas cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, são as maiores causas de mortalidade no diabético, o que pode ser evitado com a prevenção da doença.

O diabetes pode ser uma doença silenciosa devido à ausência ou não percepção de seus sintomas, daí a importância dos exames regulares para o controle da glicose. Além disso, é possível preveni-lo com a adoção de hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada.

A alimentação saudável, inclusive, foi o tema escolhido para a campanha anual que destaca o Dia Mundial do Diabetes. No dia 14 de novembro, em todo mundo, diversos monumentos serão iluminados de azul, chamando a atenção para a prevenção da doença.

Fonte: Press release, novembro de 2014. Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>