Bebidas alcoólicas e refrigerantes podem prejudicar sua saúde óssea

2 Comentários

Bem estar Comportamento Dieta Saúde da família

A hidratação no verão é uma recomendação importante para a saúde, mas entre as opções que mais aumentam de consumo, refrigerantes e bebidas alcoólicas tem papel de destaque. Entretanto, se consumidos em excesso, representam risco para a saúde dos ossos.

O álcool presente na cerveja e a cafeína contida em alguns tipos de refrigerantes provocam não apenas o aumento da excreção de cálcio pela urina como também contêm substâncias que inibem a absorção do nutriente pelo organismo, o que afeta ainda mais a saúde dos ossos.

Para a nutricionista Barbara Santarosa Emo Peters, membro da comissão científica da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), a quantidade ideal de cálcio no corpo pode ser alcançada com o consumo moderado  dessas bebidas e a ingestão regular de laticínios líquidos, como leite, iogurtes e vitaminas.

A especialista destaca importância de evitar a perda de cálcio, principal elemento na composição dos ossos. Sua ausência no organismo pode ocasionar diversos problemas de saúde como, por exemplo, o raquitismo, osteoporose, espasmos nervosos e musculares. Além disso, é indicado também evitar a alta ingestão de sódio, o uso de nicotina e o sedentarismo, ações que colaboram com a retenção de cálcio e o fortalecimento dos ossos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ABRASSO, release 28 de janeiro de 2015.

2 comments

  1. ANA MARIA

    Excelente materia. minha opiniao : As pessoas estao bebendo demais, está na hora de fazer uma campanha para ajudar essas pessoas a diminuir esse maldito vício, que matam aos poucos, tantas gente. Quem gosta de toda essa bebedeira sao as industrias de bebidas alcoolicas. Estou controlando meus vicios, devagar compro minha meta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>