Lista de Links
  • BIbliomed Profissional da saúde? Conheça os lançamentos da Biblioteca Médica da Bibliomed BIbliomed Profissional da saúde? Conheça os lançamentos da Biblioteca Médica da Bibliomed
  • Boa Saúde Informação e atualização sobre saúde e qualidade de vida. Boa Saúde Informação e atualização sobre saúde e qualidade de vida.

No Dia Nacional do Retinoblastoma (18/9) várias sociedades médicas se mobilizam para alertar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer ocular considerado o mais comum na infância.

O Retinoblastoma acomete cerca de um em cada 20 mil nascidos vivos, com destaque para as crianças com menos de cinco anos de idade. Sua ocorrência é agressiva podendo provocar cegueira e até mesmo levar o paciente à morte, destacando-se então a importância da prevenção. Leia o post completo »

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10/9) marcou o lançamento de uma campanha nacional em defesa da vida. A campanha é resultado de uma parceria entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e tem como objetivo fundamental alertar a sociedade para a prevenção ao suicídio, desmitificar a cultura e o tabu em torno do tema e auxiliar os médicos a identificar, tratar e instruir pacientes.

Em adesão à campanha, várias instituições e monumentos públicos de grande circulação aceitaram a proposta de receber a iluminação na cor amarela. A escolha da cor é devido ao seu significado (vida, luz, alegria) o que, para os organizadores, é o contraponto simbólico ideal do problema. Leia o post completo »

A população idosa no Brasil está em crescimento. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), em 11 anos, o país ocupará a 6ª posição mundial em número de idosos, com cerca de 32 milhões de pessoas acima de  65 anos.

A depressão não faz parte do envelhecimento, no entanto, um grande número de pessoas nessa faixa etária apresenta distúrbios depressivos. A depressão é a quarta morbidade mais grave no mundo segundo um estudo epidemiológico realizado em 18 países pela OMS. O estudo aponta o Brasil como o primeiro no ranking do distúrbio com uma prevalência de 10,8%, considerando todas as idades. Leia o post completo »

Uma parceria entre Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) garantiu a redução de mais de mil toneladas de sódio de produtos industrializados ao longo de 3 anos.

O monitoramento do uso de sódio em alimentos industrializados reduziu pelo menos 1.295 toneladas de sódio em três tipos de alimentos: pão de forma, bisnaguinhas e macarrão instantâneo. O projeto em sua totalidade ainda prevê outras parcerias, serão 16 categorias de alimentos que representam mais de 90% do sódio em produtos industrializados.

O consumo exagerado do sal é responsável pelo aumento no risco de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e doenças renais, entre outras. Leia o post completo »

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a epidemia atual de ebola (no oeste da África) é a pior de que se tem registro na história. A seguir, destacamos algumas das principais dúvidas sobre a doença.

1. O que é ebola?
Ebola é um vírus altamente infeccioso que, em humanos, causa uma doença aguda grave que leva o mesmo nome. O Ebola é uma das doenças mais mortais que existem, sua taxa de mortalidade pode chegar a 90%, motivo pelo qual causa pânico nas populações infectadas.

Leia o post completo »

O inverno é uma estação em que muitas pessoas intensificam os cuidados com a pele. A preferência por procedimentos  estéticos nessa estação é motivada pela limitação de exposição solar que muitos tratamentos exigem.

No entanto, a estação exige também uma atenção especial para alguns hábitos que podem ser prejudiciais à saúde da pele, como, por exemplo, o abuso de banhos longos e quentes.

Leia o post completo »

O número de infecções por HIV em todo mundo diminuiu, é o que revela um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado ontem. Segundo ele, a queda global é de 27,5%, entretanto, o Brasil aparece na direção contrária da tendência mundial.

No Brasil, o número de novos casos de infecção cresceu 11%, sendo que no período entre os anos de 2005 e 2013, cerca de 42.000 pessoas contraíram o vírus HIV no Brasil. Leia o post completo »

Entre os métodos contraceptivos atuais, a mulher dispõe de uma série de possibilidades para evitar uma gravidez indesejada. A novidade atual é um anticoncepcional implantado na pele através de microchip, o wireless, de apenas 20 mm x 20 mm x 7 mm.

O chip anticoncepcional será capaz de liberar remédios no corpo de um paciente durante anos e responder a sinais sem fio remotos, recurso que permitirá ao médico alterar ou interromper o tratamento de determinada paciente ao longo do período de acompanhamento. Leia o post completo »

Uma prática perigosa tem ganhado espaço nas escolares brasileiras, a chamada “brincadeira do desmaio”.

Compartilhada amplamente na Internet, é realizada por grupos de jovens e adolescentes em todo o país, mas tal prática não chega a ser uma novidade. Na França e  Estados Unidos, há alguns anos, uma série de mortes causadas pela mesma “brincadeira” despertou campanhas educativas para professores, pais e alunos.

Leia o post completo »

A Poliomielite, também chamada Pólio, é uma doença viral gravíssima capaz de deixar sequelas incapacitantes ou mesmo causar a morte de crianças. Embora seja considerada altamente contagiosa, a doença encontra-se erradicada no Brasil. O último caso registrado no país foi em 1989, desde então, é realizada uma cobertura vacinal contra pólio acima de 95%.

Em maio deste ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta de emergência de saúde pública após o registro, desde janeiro, de casos da doença no Afeganistão, Iraque e Guiné Equatorial.

Nesta segunda-feira (23), a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou nota informando a detetecção da circulação do poliovírus selvagem tipo 1 no Brasil. Segundo a nota, o vírus foi encontrado em amostras coletadas em março no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Leia o post completo »

Perfis

Giselle Silva
Colaboradora da equipe Boa Saúde

Fale Conosco
blogboasaude@corp.bibliomed.
com.br

Arquivos