Lista de Links
  • BIbliomed Profissional da saúde? Conheça os lançamentos da Biblioteca Médica da Bibliomed BIbliomed Profissional da saúde? Conheça os lançamentos da Biblioteca Médica da Bibliomed
  • Boa Saúde Informação e atualização sobre saúde e qualidade de vida. Boa Saúde Informação e atualização sobre saúde e qualidade de vida.

O inverno é uma estação em que muitas pessoas intensificam os cuidados com a pele. A preferência por procedimentos  estéticos nessa estação é motivada pela limitação de exposição solar que muitos tratamentos exigem.

No entanto, a estação exige também uma atenção especial para alguns hábitos que podem ser prejudiciais à saúde da pele, como, por exemplo, o abuso de banhos longos e quentes.

Leia o post completo »

O número de infecções por HIV em todo mundo diminuiu, é o que revela um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado ontem. Segundo ele, a queda global é de 27,5%, entretanto, o Brasil aparece na direção contrária da tendência mundial.

No Brasil, o número de novos casos de infecção cresceu 11%, sendo que no período entre os anos de 2005 e 2013, cerca de 42.000 pessoas contraíram o vírus HIV no Brasil. Leia o post completo »

Entre os métodos contraceptivos atuais, a mulher dispõe de uma série de possibilidades para evitar uma gravidez indesejada. A novidade atual é um anticoncepcional implantado na pele através de microchip, o wireless, de apenas 20 mm x 20 mm x 7 mm.

O chip anticoncepcional será capaz de liberar remédios no corpo de um paciente durante anos e responder a sinais sem fio remotos, recurso que permitirá ao médico alterar ou interromper o tratamento de determinada paciente ao longo do período de acompanhamento. Leia o post completo »

Uma prática perigosa tem ganhado espaço nas escolares brasileiras, a chamada “brincadeira do desmaio”.

Compartilhada amplamente na Internet, é realizada por grupos de jovens e adolescentes em todo o país, mas tal prática não chega a ser uma novidade. Na França e  Estados Unidos, há alguns anos, uma série de mortes causadas pela mesma “brincadeira” despertou campanhas educativas para professores, pais e alunos.

Leia o post completo »

A Poliomielite, também chamada Pólio, é uma doença viral gravíssima capaz de deixar sequelas incapacitantes ou mesmo causar a morte de crianças. Embora seja considerada altamente contagiosa, a doença encontra-se erradicada no Brasil. O último caso registrado no país foi em 1989, desde então, é realizada uma cobertura vacinal contra pólio acima de 95%.

Em maio deste ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta de emergência de saúde pública após o registro, desde janeiro, de casos da doença no Afeganistão, Iraque e Guiné Equatorial.

Nesta segunda-feira (23), a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou nota informando a detetecção da circulação do poliovírus selvagem tipo 1 no Brasil. Segundo a nota, o vírus foi encontrado em amostras coletadas em março no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Leia o post completo »

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou no final de maio uma resolução que coloca a psoríase em foco. O documento reconhece que a psoríase pode representar sérias implicações físicas e psicossociais para o paciente e sugere uma série de pontos que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com a doença em todo o mundo.

O objetivo da OMS com essa ação é promover a desestigmatização da doença por meio do aumento do conhecimento sobre ela para a população.

Leia o post completo »

Os dispositivos eletrônicos portáteis, também conhecidos como gadgets, se popularizaram entre os jovens. Os problemas gerados pelo comportamento desse público em relação ao uso contínuo de tais tecnologias também vem ganhando espaço nos consultórios de ortopedia.

Segundo especialistas, são recorrentes as queixas relativas a dor nos polegares, nos punhos e nas mãos. O motivo estaria no excesso e repetição de movimentos dos músculos e tendões, o que acaba acarretando lesões. Além disso, outra questão que preocupa é o fato do esqueleto dos jovens ainda estar em desenvolvimento, o que sinaliza ainda mais riscos futuros. Leia o post completo »

Na última semana, a divulgação dos dados do estudo “Nascer no Brasil” da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) chocou o país.

Trata-se do maior estudo já realizado sobre parto e nascimento no Brasil onde constatou-se que mais da metade de todos os partos realizados no país são cesarianas, índice bem acima da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica que somente 15% dos partos sejam realizados por meio desse procedimento cirúrgico. Leia o post completo »

Ações voltadas para o público feminino destacam cuidados importantes para a detecção precoce e tratamento do câncer de mama. Entretanto, o que muitos desconhecem, é que esse tipo de câncer também pode acometer homens.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a incidência do câncer de mama é bem maior entre as mulheres (para cada 100 casos femininos, um caso masculino). Em relação à faixa etária de maior acometimento, a idade média nos homens é de 64 anos. Leia o post completo »

No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de incidência de câncer para o ano de 2014 (que também será válida para 2015), aponta para a ocorrência de aproximadamente 576 mil casos novos de câncer. Nesta perspectiva, os tumores de próstata ocupam o segundo lugar entre os mais incidentes na população brasileira, perdendo apenas para o câncer de pele.

O câncer colorretal é tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente. A colonoscopia é um dos principais procedimentos para a detecção e prevenção de tumores no intestino grosso (cólon) e reto. No entanto, alguns mitos em relação ao procedimento e preparação podem determinar o adiamento da data da primeira colonoscopia entre aqueles que chegam aos 50 anos, idade indicada para o início periódico de sua realização. Leia o post completo »

Perfis

Giselle Silva
Colaboradora da equipe Boa Saúde

Fale Conosco
blogboasaude@corp.bibliomed.
com.br

Arquivos