Lista de Links
  • BIbliomed Profissional da saúde? Conheça os lançamentos da Biblioteca Médica da Bibliomed BIbliomed Profissional da saúde? Conheça os lançamentos da Biblioteca Médica da Bibliomed
  • Boa Saúde Informação e atualização sobre saúde e qualidade de vida. Boa Saúde Informação e atualização sobre saúde e qualidade de vida.

Nos últimos dias, os estados brasileiros das regiões sudeste e centro-oeste estão sofrendo com o clima seco intensificado pela falta de chuva e aumento no nível de poluição no ar. Para a população, além do calor e baixa umidade do ar é preciso atenção para evitar o agravamento de doenças respiratórias.

De acordo com a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, níveis de umidade relativa do ar entre 20 e 30% representam estado de atenção, já taxas entre 20% a 12% condicionam estado de alerta. Abaixo destes níveis é decretado estado de emergência.

Por isso, quanto menor for a umidade do ar, mais cuidados devem ser tomados para evitar complicações alérgicas e respiratórias. Confira algumas dicas simples para enfrentar a secura:

Leia o post completo »

O avanço do envelhecimento da populacional e o impacto dessa nova realidade na sociedade são objetos de discussão frente à fragilidade da realidade atual na assistência à saúde do idoso e políticas públicas no país.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa no Brasil já está em 22,9 milhões, ou seja, quase 12% da população atual. Estima-se que em 20 anos esse número seja 3 vezes maior. Leia o post completo »

Na semana do Dia Mundial do Coração, o  aumento na ocorrência de infarto em mulheres foi uma das principais pautas do maior congresso de cardiologia nacional, evento que reuniu alguns dos mais importantes cardiologistas do mundo.

Há 50 anos, o infarto em mulher correspondia a 10% das ocorrências. Atualmente, a cardiopatia já registra quase um empate (52% atinge a homens e 48% a mulheres). Além do crescimento no número de casos, os especialistas ressaltam a gravidade das sequelas no sexo feminino. Leia o post completo »

Até pouco tempo, pacientes em tratamentos odontológicos em busca de melhorias na função estética e saúde bucal realizavam várias visitas ao consultório de um especialista. Mas no que diz respeito às técnicas para implantes dentários, uma tecnologia de primeira linha promete revolucionar a precisão e rapidez os processos.

Trata-se das impressoras 3D, equipamento que permite esculpir próteses dentárias no mesmo dia com extrema precisão. Leia o post completo »

No Dia Nacional do Retinoblastoma (18/9) várias sociedades médicas se mobilizam para alertar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer ocular considerado o mais comum na infância.

O Retinoblastoma acomete cerca de um em cada 20 mil nascidos vivos, com destaque para as crianças com menos de cinco anos de idade. Sua ocorrência é agressiva podendo provocar cegueira e até mesmo levar o paciente à morte, destacando-se então a importância da prevenção. Leia o post completo »

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10/9) marcou o lançamento de uma campanha nacional em defesa da vida. A campanha é resultado de uma parceria entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e tem como objetivo fundamental alertar a sociedade para a prevenção ao suicídio, desmitificar a cultura e o tabu em torno do tema e auxiliar os médicos a identificar, tratar e instruir pacientes.

Em adesão à campanha, várias instituições e monumentos públicos de grande circulação aceitaram a proposta de receber a iluminação na cor amarela. A escolha da cor é devido ao seu significado (vida, luz, alegria) o que, para os organizadores, é o contraponto simbólico ideal do problema. Leia o post completo »

A população idosa no Brasil está em crescimento. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), em 11 anos, o país ocupará a 6ª posição mundial em número de idosos, com cerca de 32 milhões de pessoas acima de  65 anos.

A depressão não faz parte do envelhecimento, no entanto, um grande número de pessoas nessa faixa etária apresenta distúrbios depressivos. A depressão é a quarta morbidade mais grave no mundo segundo um estudo epidemiológico realizado em 18 países pela OMS. O estudo aponta o Brasil como o primeiro no ranking do distúrbio com uma prevalência de 10,8%, considerando todas as idades. Leia o post completo »

Uma parceria entre Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) garantiu a redução de mais de mil toneladas de sódio de produtos industrializados ao longo de 3 anos.

O monitoramento do uso de sódio em alimentos industrializados reduziu pelo menos 1.295 toneladas de sódio em três tipos de alimentos: pão de forma, bisnaguinhas e macarrão instantâneo. O projeto em sua totalidade ainda prevê outras parcerias, serão 16 categorias de alimentos que representam mais de 90% do sódio em produtos industrializados.

O consumo exagerado do sal é responsável pelo aumento no risco de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e doenças renais, entre outras. Leia o post completo »

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a epidemia atual de ebola (no oeste da África) é a pior de que se tem registro na história. A seguir, destacamos algumas das principais dúvidas sobre a doença.

1. O que é ebola?
Ebola é um vírus altamente infeccioso que, em humanos, causa uma doença aguda grave que leva o mesmo nome. O Ebola é uma das doenças mais mortais que existem, sua taxa de mortalidade pode chegar a 90%, motivo pelo qual causa pânico nas populações infectadas.

Leia o post completo »

O inverno é uma estação em que muitas pessoas intensificam os cuidados com a pele. A preferência por procedimentos  estéticos nessa estação é motivada pela limitação de exposição solar que muitos tratamentos exigem.

No entanto, a estação exige também uma atenção especial para alguns hábitos que podem ser prejudiciais à saúde da pele, como, por exemplo, o abuso de banhos longos e quentes.

Leia o post completo »

Perfis

Giselle Silva
Colaboradora da equipe Boa Saúde

Fale Conosco
blogboasaude@corp.bibliomed.
com.br

Arquivos