Publicidade

Artigos de saúde

Mais evidências de que o iogurte beneficia o sistema imunológico

NEW YORK – O iogurte tem sido cotado há muito tempo como um alimento saudável, contribuindo para uma melhor digestão, melhorando a nutrição, reduzindo o colesterol e protegendo contra o câncer. De acordo com dois artigos recentes, pode existir fundamento em algumas destas suposições, mas pesquisas adicionais são necessárias para confirmar os benefícios do consumo de iogurte. Escrevendo na edição atual do American Journal of Clinical Nutrition, Simin Nikbin Meydani da Universidade Tufts, em Boston, Massachusetts, e Woel-Kyu Ha da Maeil Dairy Industry Co., em Seoul, Coréia do Sul, apontam que estudos anteriores sobre o iogurte e o sistema imunológico foram limitados por erros no planejamento dos estudos. Apesar disto, os pesquisadores concluem que "estes estudos apresentam uma forte evidência da hipótese" de que ingerir iogurte pode melhorar o sistema imunológico, principalmente em idosos.

Uma vez que a maioria dos estudos anteriores sobre o iogurte foram realizados em animais, Meydani e Ha pedem estudos em humanos que selecionem aleatoriamente os participantes em grupos que comem e não comem iogurte, os acompanhe por períodos mais longos, e monitorem medidas de resposta imune cuidadosamente.

A edição atual do European Journal of Clinical Nutrition publica justamente um estudo assim. O Dr. H. S. Newfoundland em St. Johns, Canadá, comparou dois grupos de voluntários, todos de pelo menos 60 anos de idade. Doze pessoas foram selecionadas aleatoriamente para beber 180ml de leite desnatado e sem lactose duas vezes ao dia, e 13 receberam o mesmo leite suplementado com a espécie de bactéria derivada do iogurte.

Os participantes beberam ou o leite puro ou acrescido de bactérias por 6 semanas. À conclusão do estudo e 3, 6 e 12 semanas depois, os pesquisadores utilizaram exames de sangue para medir vários determinantes da função imunológica natural.

Os pesquisadores relatam que aqueles que receberam o leite contendo bactérias apresentaram atividade imunológica melhorada em várias medidas, sugerindo que o iogurte pode "aumentar a capacidade do indivíduo de combater infecções microbianas," e possivelmente melhora a capacidade do sistema imunológico de combater vírus e células cancerosas.

A equipe de Gill observa que indivíduos que beberam apenas leite também apresentaram melhora sutil do sistema imunológico, e concluem que não somente bactérias do iogurte podem ser adicionadas ao leite para melhorar a resposta imunológica, mas que o próprio leite "pode aumentar ainda mais o potencial imunológico de um produto lácteo."

Os pesquisadores do Canadá e da Nova Zelândia concordam com os colegas dos EUA e Coréia que estudos clínicos adicionais são indicados para verificar e medir estes resultados.

FONTE: American Journal of Clinical Nutrition 2000;71:861-872; European Journal of Clinical Nutrition 2000;54:263-267
Publicado em Bibliomed Saúde em 10/04/2000

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: