Publicidade

Artigos de saúde

Será Mesmo Saudável Ingerir Vitamina C em Comprimidos?

Em um estudo que contradiz estudos passados, pesquisadores dizem que pode ser que não. Pesquisadores da Universidade da Califórnia do Sul em Los Angeles, liderados pelo Dr. James H. Dwyer encontraram que os suplementos de vitamina C em comprimidos podem aumentar o risco de ataque cardíaco ou derrame cerebral.

Eles publicaram seus resultados na Conferência Anual Sobre Epidemiologia e Prevenção de Doença Cardiovasculares.

Os pesquisadores utilizaram ultrassom de alta resolução para medir a espessura da parede das artérias do pescoço em 573 homens com idades entre 40 e 60 anos ao longo de um período de 18 meses. Além disto, eles mediram as concentrações sangüíneas de vitamina C de cada um além de entrevistá-los, para documentar a ingestão de suplementos de vitamina C de cada indivíduo.

Embora os pesquisadores digam que os resultados são apenas sugestivos, e que necessitam de avaliações posteriores, eles encontraram que a ocorrência de espessamento da parede das artérias dos pacientes foi 2.5 vezes maior entre os que tomavam 500mg de vitamina C por dia. O efeito foi mais acentuado entre aqueles que eram fumantes, que tiveram um aumento 5 vezes maior. Tais resultados não parecem estar ligados à presença anterior de espessamento nestas artérias.

Outro pesquisador, porém, o Dr. Joseph Vita, cardiologista da Universidade de Boston, diz que outros estudos bem conduzidos têm encontrado que a vitamina C realmente protege os indivíduos de doença cardíaca. Ele diz ainda que o estudo do Dr. Dwyler pode ter tido várias variáveis de confusão, que não foram levadas em conta.

O ponto chave, de acordo com Vita, é que os pacientes não devem se preocupar com sua ingestão de vitamina C proveniente da dieta. "Eu certamente não vou mudar minhas recomendações para as pessoas, de que elas devem ingerir uma dieta rica em frutas e vegetais, incluindo alimentos ricos em vitamina C."

Mas, em se tratando de vitamina C sob forma de suplementos, Vita concorda com Dwyer e com a Associação Americana de Cardiologia, concluindo que "até agora, não existe evidências suficientes para dizer que os suplementos de vitamina C devam ser recomendados."

Logo, não se iluda: uma dieta balanceada e saudável é a melhor maneira de ingerir os nutrientes e vitaminas necessários ao bom funcionamento do organismo, a despeito das propagandas que tentam convencer que os suplementos são a forma mais fácil e segura de ter saúde.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: