Artigos de saúde

Complicações pós-abortamento

Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo:

- Introdução e incidência
- Quadro clínico
- Tratamento
- Referências

Introdução e incidência

As complicações pós-aborto desenvolvem-se como resultado de três mecanismos principais: a evacuação incompleta do útero e a atonia uterina, a qual leva a complicações hemorrágicas; infecção; e prejuízo devido a instrumentos utilizados durante o procedimento.

Os custos do tratamento das complicações do aborto induzido podem consumir uma quantidade substancial de recursos hospitalares, podendo este uso de recursos afetar a capacidade dos hospitais de prestar outros serviços de saúde.

A frequência das complicações depende da idade gestacional (IG) no momento do aborto espontâneo ou do abortamento, e do método de abortamento. As taxas de complicação de acordo com a idade gestacional no momento do aborto são as seguintes:

- 8 semanas e menos - Menos de 1%.
- 8 a 12 semanas - 1,5 a 2%.
- 12 a 13 semanas - 3-6%.
- Segundo trimestre - até 50%, ou até mesmo maior.

O aborto séptico continua a ser uma causa primária de mortalidade materna no mundo em desenvolvimento, principalmente como resultado de abortos ilegais. Os abortos inseguros são responsáveis ??por quase metade dos abortos, e a morbidade/mortalidade ocorre particularmente com frequência entre as mulheres que vivem em países em desenvolvimento.

Quadro clínico

O quadro clínico depende do tipo de complicação que o paciente desenvolve. As complicações intraoperatórias e pós-operatórias precoces são raramente vistas na emergência, mas alguns pacientes desenvolvem esses tipos de complicações e se apresentam para a emergência para tratamento. As complicações incluem as seguintes:

- Anestesia local: O bloqueio paracervical é um método comum de anestesia para o abortamento terapêutico. A injeção intravascular acidental de anestésico é uma complicação deste método que pode levar até mesmo a convulsões, parada cardiorrespiratória e morte.

- Anestesia geral: Complicações com a anestesia geral podem levar à atonia uterina com hemorragia grave.

- Choque cervical: Pode ocorrer síncope vasovagal produzida pela estimulação do canal cervical durante a dilatação; a recuperação geralmente é rápida.

- Tríade pós-aborto: Dor, sangramento e febre baixa são as queixas mais comuns. A tríade pós-aborto geralmente é causada por produtos de concepção retidos.

- Hemorragia: A hemorragia excessiva durante ou após o aborto pode indicar atonia uterina, laceração cervical, perfuração uterina, gravidez cervical, idade gestacional mais avançada do que o previsto ou coagulopatia.

- Hematometra: Também conhecido como síndrome pós-aborto, este é o resultado de produtos retidos da concepção ou atonia uterina para outras causas. O endométrio é distendido com sangue, e o útero é incapaz de se contrair para expelir o conteúdo. Os pacientes geralmente apresentam aumento da dor abdominal na linha média inferior, sangramento vaginal ausente ou diminuído e, às vezes, comprometimento hemodinâmico. Isso pode se desenvolver imediatamente após o aborto expontâneo ou abortamento, ou pode ocorrer de forma insidiosa.

- Perfuração: Pacientes com perfuração uterina não diagnosticada durante o procedimento geralmente se apresentam na sala de emergência com aumento da dor abdominal, sangramento e febre. Se ocorrer lesão concomitante dos principais vasos sanguíneos, os pacientes podem se apresentar em choque hemorrágico.

- Lesão intestinal: pode acompanhar a perfuração uterina. Se inicialmente não reconhecido, os pacientes apresentam dor abdominal, febre, sangue nas fezes, náuseas e vômitos.

- Lesão vesical: ocorre como resultado de perfuração uterina ou cervical. Os pacientes apresentam dor suprapúbica e hematúria.

- Aborto séptico: (endometrite). Os pacientes se apresentam com febre, calafrios, dor abdominal, corrimento vaginal, sangramento vaginal e história de gravidez recente. O aborto séptico continua a ser uma causa primária de mortalidade materna no mundo em desenvolvimento, principalmente como resultado de abortos ilegais. Os abortos inseguros são responsáveis ??por quase metade dos abortos, e a morbidade/mortalidade ocorre particularmente com frequência entre as mulheres que vivem em países em desenvolvimento. No aborto séptico, a infecção geralmente começa como endometrite e envolve o endométrio e qualquer produto retido da concepção. Se não for tratada, a infecção pode se espalhar ainda mais no miométrio e no paramétrio. A parametrite pode evoluir para peritonite. O paciente pode desenvolver bacteremia e sepse em qualquer fase do aborto séptico. A doença inflamatória pélvica (DIP) é a complicação mais comum do aborto séptico. O risco de morte por aborto séptico aumenta com a progressão da gestação.

- Aborto com falha (gravidez intrauterina ou ectópica contínua): A falha no término da gravidez é relativamente comum com abortos muito precoces (menos de seis semanas de idade gestacional). Tais pacientes podem se apresentar na emergência com sintomas de continuidade da gravidez, como hiperêmese, aumento do diâmetro abdominal e ingurgitamento mamário. Além disso, uma gravidez ectópica não reconhecida no período pós-aborto se apresenta da maneira usual.

- Coagulação intravascular disseminada (CID): Suspeitar de uma CID em todos os pacientes que apresentam sangramento pós-aborto grave, especialmente após abortos no segundo trimestre da gravidez.

De acordo com o Ministério da Saúde, mesmo o aborto sendo criminalizado na maioria dos casos no Brasil, ocorrem cerca de um milhão de abortos induzidos a cada ano no país. Muitas vezes realizados de maneira insegura, a interrupção voluntária da gravidez resulta, por ano, em cerca de 250 mil hospitalizações, 15 mil complicações e 5 mil internações de muita gravidade. Isso, em contar os casos de morte materna resultante dessas complicações.

No aborto séptico, a infecção geralmente começa como endometrite e envolve o endométrio e qualquer produto retido da concepção. Se não for tratada, a infecção pode se espalhar ainda mais no miométrio e no paramétrio. A parametrite pode evoluir para peritonite. O paciente pode desenvolver bacteremia e sepse em qualquer fase do aborto séptico. A doença inflamatória pélvica (DIP) é a complicação mais comum do aborto séptico. O risco de morte por aborto séptico aumenta com a progressão da gestação.

Tratamento

A avaliação hemodinâmica da paciente deve ser feita imediatamente e um acesso intravenoso obtido. Se a paciente apresentar sinais de depleção de volume, deve-se iniciar a ressuscitação com fluidos cristalóides intravenosos e avaliar o volume de perda de sangue. O potencial para transfusão de sangue deve ser antecipado. Os sinais vitais da paciente, a taxa de sangramento e a condição geral devem ser constantemente monitorados quanto a melhora ou deterioração. Considerar a administração de ocitocina se houver suspeita de atonia uterina. Se o sangramento persistir, a CID deve ser considerada, e a paciente deve ser preparada para a transferência para a sala de cirurgia/unidade de terapia intensiva.

Pacientes com uma tríade de dor, sangramento, febre baixa devem ser reanimados por volume com cristaloides intravenosos, a dor deve ser tratada com antiinflamatórios não-esteróides ou opioides, e antibióticos de amplo espectro devem ser iniciados imediatamente, de preferência por via intravenosa. Na maioria dos casos, a paciente necessitará de evacuação de coágulos sanguíneos e/ou produtos retidos da concepção.

Se houver suspeita de perfuração uterina, lesão na bexiga ou intestino, as pacientes precisam de ressuscitação hemodinâmica e transferência rápida para a sala de cirurgia.

Se houver suspeita de um aborto séptico, o tratamento da sepse deve ser instituído de acordo com as diretrizes institucionais; antibióticos de amplo espectro devem ser iniciados logo que o diagnóstico seja considerado, e providências devem ser tomadas para transferir o paciente para a sala de cirurgia.

Em um paciente hemodinamicamente estável, a ultrassonografia pélvica deve ser obtida para procurar por produtos conservados da concepção, aborto fracassado, gravidez continuada ou gravidez ectópica.

Referências

Adler AJ, Filippi V, Thomas SL, Ronsmans C. Quantifying the global burden of morbidity due to unsafe abortion: magnitude in hospital-based studies and methodological issues. Int J Gynaecol Obstet. 2012 Sep. 118 Suppl 2:S65-77.

Bookstaver PB, Bland CM, Griffin B, Stover KR, Eiland LS, McLaughlin M. A Review of Antibiotic Use in Pregnancy. Pharmacotherapy. 2015 Nov;35(11):1052-62. DOI: 10.1002/phar.1649.

Damalie FJ, Dassah ET, Morhe ES, Nakua EK, Tagbor HK, Opare-Addo HS. Severe morbidities associated with induced abortions among misoprostol users and non-users in a tertiary public hospital in Ghana. BMC Womens Health. 2014 Jul 29. 14:90.

Ilboudo PG, Greco G, Sundby J, Torsvik G. Estimating the costs for the treatment of abortion complications in two public referral hospitals: a cross-sectional study in Ouagadougou, Burkina Faso. BMC Health Serv Res. 2016 Oct 7;16(1):559.

Kalilani-Phiri L, Gebreselassie H, Levandowski BA, Kuchingale E, Kachale F, Kangaude G. The severity of abortion complications in Malawi. Int J Gynaecol Obstet. 2014 Nov 6.

Le HH, Connolly MP, Bahamondes L, Cecatti JG, Yu J, Hu HX. The burden of unintended pregnancies in Brazil: a social and public health system cost analysis. Int J Womens Health. 2014 Jul 16;6:663-70. DOI: 10.2147/IJWH.S61543. eCollection 2014.

Raymond EG, Grimes DA. The comparative safety of legal induced abortion and childbirth in the United States. Obstet Gynecol. 2012 Feb. 119 (2 Pt 1):215-9.

Raymond EG, Grossman D, Weaver MA, Toti S, Winikoff B. Mortality of induced abortion, other outpatient surgical procedures and common activities in the United States. Contraception. 2014 Nov. 90 (5):476-9.

Sajadi-Ernazarova KR, Martinez CL. Abortion, Complications. SourceStatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2018-2017 Nov 15.

Sathar Z, Singh S, Rashida G, Shah Z, Niazi R. Induced abortions and unintended pregnancies in pakistan. Stud Fam Plann. 2014 Dec. 45(4):471-91.

Copyright © Bibliomed, Inc.