Artigos de saúde

Por que malhar no inverno?

© Equipe editorial Bibliomed

Neste artigo

- É mais fácil emagrecer!
- Academia mais vazia
- Melhora da imunidade
- É mais difícil recomeçar no verão
- Veja dicas de como manter a rotina de exercícios no inverno

No inverno você tem preguiça de ir à academia? Pois saiba que o tempo frio pode ajudar (e muito) na perda de peso. Por mais que a vontade de ficar em casa seja grande, continuar a rotina de exercícios é importante em vários aspectos. Veja a seguir uma lista de bons motivos para ir para a academia no inverno.

É mais fácil emagrecer!

Com o tempo frio, o metabolismo acelera e, naturalmente, queima mais gordura para manter a temperatura corporal. Daí o motivo de sentirmos mais fome no inverno. Então, controlando a alimentação e nos mantendo firmes na prática de exercícios, emagrecer se torna uma tarefa mais fácil.

Mais conforto na academia

Muitas pessoas desanimam no inverno e desistem da academia. Pensando em seu conforto, considere que nesse período ela estará mais vazia e você poderá realizar seus exercícios com mais tranqüilidade.

Melhora da imunidade

A prática regular de atividade física aumenta a imunidade, diminuindo assim a probabilidade de gripes e resfriados, comuns nessa época do ano.

É mais difícil recomeçar no verão

Retomar o treino físico é sempre mais difícil, por isso, quanto mais se falta à academia, mais desculpa se encontra para faltar no dia seguinte. O ideal é manter um ritmo, mesmo que não seja tão intenso como no verão.

Veja dicas de como manter a rotina de exercícios no inverno

  • Escolha uma academia próxima a sua casa ou ao seu trabalho: quando a academia está perto, a preguiça e a desculpa do deslocamento diminuem. Sem contar o fator peso na consciência: por que passar em frente à academia todos os dias e não entrar?
  • Mantenha o ritmo: mesmo que seja difícil, é importante manter uma regularidade nos treinos para que seu organismo se acostume.
  • Saúde acima de tudo: nunca se esqueça que atividades físicas ajudam a manter a saúde, por isso, coloque-as acima dos ideais estéticos.
  • Alimente-se bem: por mais tentadoras que as comidas de inverno sejam, procure manter uma alimentação saudável, rica em vegetais. Use sua criatividade: saladas podem ser substituídas por sopas e cremes de vegetais, por exemplo.
  • Pense no futuro: não deixe a ansiedade dominá-lo. Lembre-se que os resultados são percebidos aos poucos e dependem da sua paciência e dedicação. Se você quer ficar bem para o verão, não pode ficar parado no inverno.

Fonte: Boa Saúde

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.  Publicado em 09 de agosto de 2012   Revisado em 13 de maio de 2013