Publicidade

Artigos de saúde

Recusa ou Resistência a ser Desmamado

Descrição

O ato de dar de mamar ou alimentar com mamadeira pode ser considerado prolongado após os 18 meses de idade. O desmame tardio deve ser considerado um problema apenas se estiver ocasionando um ou mais dos seguintes tipos de incômodos:

- Recusa de ingerir alimentos sólidos após a idade de 6 meses.
- Anemia confirmada por um exame de rotina com 1 ano de idade.
- Cáries dentárias ou cáries de mamadeira.
- Obesidade por excesso de alimentação.
- Isolamento de outras crianças e falta de interesse nas brincadeiras porque a criança sempre carrega uma mamadeira.
- Episódios de despertar noturno.
- Incapacidade de ficar com a babá porque a criança tem recebido apenas alimentação ao seio e se nega a usar a mamadeira ou o copinho.

Se seu bebê tiver algum destes problemas, leia a seção seguinte. Caso contrário, continue dando o peito ou a mamadeira para seu bebê quando ele quiser (mas não mais de três vezes ao dia) e não se preocupe em desmamá-lo totalmente.

Como eliminar a alimentação excessiva ao oferecer o peito ou a mamadeira.

Para diminuir a alimentação dando de mamar ou com mamadeira até um nível que não cause nenhum dos problemas descritos anteriormente, tome as seguintes medidas:

1. Diminua o número de vezes que seu filho alimentar-se de leite a três ou quatro vezes por dia.
Quando seu filho vir até você pedindo alimentação adicional, em vez disto o abrace e dê mais atenção a ele. Ponha seu filho em um regime de três refeições principais ao dia, e mais dois ou três lanches nutritivos.

2. Comece a alimentação com um copinho se isto não foi feito aos 6 meses de idade.
A alimentação por copinho é necessária como um substituto ao peito ou mamadeira, independentemente da idade na qual a criança seja desmamada. Quanto mais tempo uma criança pequena passar sem usar o copinho, menos disposta a isto ela estará. Uma forma natural de evitar que a alimentação ao peito ou mamadeira se torne algo demasiadamente importante é iniciar a alimentação diária com copinho aos 5 ou 6 meses de idade.

3. Impeça imediatamente que seu filho carregue uma mamadeira durante o dia
A mamadeira como companheira pode atrapalhar o desenvolvimento normal da criança que exige falar ou brincar com as duas mãos. Também pode contribuir para problemas de cárie dentária. Explique a seu filho que "Não é bom que fique carregando uma mamadeira" ou "Você já está muito grande para isto."

4. Impeça imediatamente que seu filho leve uma mamadeira para a cama
Além de ocasionar problemas com o sono, o hábito de levar uma mamadeira ou leite para a cama pode ocasionar graves cáries dentárias. Você pode oferecer a ele as explicações sugeridas anteriormente.

Uma vez que tenha realizado estas alterações, não é necessário fazer mais nada a menos que deseje deixar de oferecer o peito ou mamadeira completamente. Tente desmamá-lo totalmente apenas se sua família não estiver sob tensão (como poderia acontecer com uma mudança de casa ou alguma outra mudança importante) e seu filho não estiver em crise (como doente ou se está aprendendo a usar o banheiro). O desmame do seio ou mamadeira em favor do copinho sempre deverá ser feito pouco a pouco e com amor. O "corte abrupto" ou repentino apenas irá irritar seu filho, fazer com que ele se agarre ainda mais a estes e que fique triste. Mesmo não havendo consenso sobre o melhor momento para o desmame, existe consenso sobre a técnica apropriada para isto.

Como eliminar totalmente a alimentação ao seio

1. Ofereça leite em um copinho antes de cada mamada.
Se seu filho recusar o leite comum no copinho, ofereça leite materno no copo. Se isto falhar, acrescente ao leite comum uma substância com sabor que ele goste. Se seu filho tiver mais de 12 meses de idade, você pode utilizar leite integral. Algumas crianças não aceitarão um copinho até que tenham mamado por vários minutos.

2. Elimine pouco a pouco a amamentação ao seio.
Primeiro, elimine a refeição menos importante para seu filho (geralmente a do meio dia). Substitua-a por uma refeição utilizando um copinho. Na próxima semana retire outra refeição ao seio. Geralmente a última a ser renunciada é a mamada da hora de dormir. Não há razão para não continuar dando de mamar à hora de dormir, durante meses, se isto for o que você e seu filho querem.

Algumas mães preferem desmamar seus filhos diminuindo a duração das mamadas. Diminua todas as refeições dois minutos por semana até que durem apenas cinco minutos. Depois elimine-as uma de cada vez.

3. Para aliviar a congestão dos seios.
Como o seio opera sob o princípio de oferta e demanda, a menor quantidade de tempo de mamada reduz eventualmente a quantidade de leite que seus seios produzem. Enquanto isto, extraia todo o leite necessário para aliviar a dor nos seios que o congestionamento causa. (Isso é melhor do que colocar o bebê nos seios por um minuto, porque provavelmente ele não irá querer deixá-lo). Lembre-se que esvaziar completamente o seio aumenta a produção de leite.

É possível que um produto como o acetaminofeno também ajude a aliviar as dores.

4. Se seu filho pedir que o amamente após o haver desmamado, abraçá-lo é a melhor resposta.
Explique a seu filho que o leite já saiu do peito. Se seu filho tem uma necessidade forte de sugar, uma chupeta poder ser útil.

Como Eliminar Totalmente a Alimentação por Mamadeira

1. Ofereça o leite comum em um copinho antes de cada mamada em mamadeira
Use leite integral se seu filho tiver mais de 1 ano de idade.

2. Realize o processo de desmame gradualmente
Elimine uma alimentação em mamadeira a cada 3 ou 4 dias, dependendo da reação de seu filho. Substitua cada alimentação em mamadeira por uma refeição em um copinho e mais carinhos.

3. Elimine as refeições de mamadeira na seguinte ordem: meio dia, final da tarde, manhã, e finalmente a da noite.
A última refeição do dia geralmente é a mais importante para a criança. Quando chegar o momento de renunciar a esta refeição, diminua pouco a pouco a quantidade de leite na mamadeira a cada dia durante uma semana.

4. Após haver terminado o processo de desmame, responda aos pedidos de mamadeira abraçando e fazendo carinho em seu filho.
Você pode explicar que as mamadeiras são para os bebezinhos. Se seu filho tem grande necessidade de sugar, ofereça uma chupeta.

Procure ajuda médica se:

-
Seu filho for maior de 6 meses e não ingerir nenhum alimento exceto leite e não quiser beber em um copinho.
- Seu filho tiver cáries dentárias.
- Achar que seu filho tem anemia.
- Esta forma de desmamar não funcionar após 1 mês de tentativa.
- Seu filho tiver mais de 3 anos de idade.
- Tiver outras perguntas ou preocupações.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: