Artigos de saúde

Cuidados à Criança Saudável de 2 Semanas

Neste Artigo:

- Alimentação
- Desenvolvimento
- Sono
- Intestino e Bexiga
- Conselhos de Segurança
-
Procure ajuda médica se

Alimentação

Seu bebê está crescendo! Nesta idade, um bebê apenas necessita de leite materno ou leite infantil especial para esta idade. Agora a maioria dos bebês toma 60 a 90ml de leite a cada 2 ou 3 horas. Os bebês alimentados ao seio materno geralmente mamam por 10 minutos em cada seio a cada refeição. Os bebês freqüentemente despertam à noite para mamar. Isto é normal, porém não é necessário dar cereal ou alimento para bebês. Os bebês podem apresentar excesso de peso ou apresentar alergias a alimentos sólidos se você começar a oferecê-los cedo demais. Se seu bebê quiser mamar a toda hora, ofereça uma chupeta. Seu bebê talvez precise sugar e não se alimentar.

Você pode demonstrar amor ao bebê afagando-o durante a amamentação. Este é um bom momento para falar e brincar.

Desenvolvimento

Os bebês estão aprendendo a usar os olhos e ouvidos. Os rostos sorridentes e as vozes suaves e agradáveis são interessantes para os bebês desta idade. Muitas mães acham que bebês são muito trabalhosos. A ajuda dos pais, amigos ou parentes é muito importante nestes momentos.

Sono

Os bebês geralmente dormem 16 horas ou mais por dia. Os bebês saudáveis devem ser colocados com o rosto para cima na cama. Esta recomendação está baseada na informação que mostra que esta posição de dormir resulta em redução do risco da síndrome de Morte Súbita Infantil (SIDS, em inglês).

Intestino e Bexiga

A maioria dos bebês fica tensa durante as evacuações. Enquanto a evacuação for macia, mole, não há necessidade de preocupação. Pergunte a seu médico a respeito das evacuações duras (prisão de ventre). Muitas vezes elas não têm nenhum significado. Os bebês geralmente molham as fraldas pelo menos 6 vezes ao dia.

É muito comum o bebê mamar e em seguida evacuar. Isto se chama reflexo gastro cólico. As evacuações são bem fluidas, mas de uma cor amarelo ouro. É um reflexo normal que todos os bebês apresentam, uma mais que os outros.

Conselhos de Segurança

Uma cadeirinha para carros é a forma mais segura de viajar com bebês e são exigidas por lei. Os assentos infantis para carro devem ser colocados no banco de trás com a criança olhando para trás. Nunca deixe seu bebê sozinho, nem o deixe apenas com irmãos pequenos ou animais de estimação. Se você usar um berço, certifique-se de escolher um lugar seguro e certifique-se de que os lados do berço estejam sempre levantados. As grades do berço devem ser separadas entre si por até 5 -7,5 cm, para que não ocasionem lesões. A rede de malha dos cercadinhos deve estar sempre em posição vertical.

Procure ajuda médica se

- Seu bebê apresentar febre e irritabilidade que não consiga acalmar.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.               Revisado 24 de Outubro de 2006