Artigos de saúde

Crescimento Normal do Bebê Durante a Gravidez

Para entender a gravidez, é útil que saiba como seu bebê se modifica mês a mês durante toda a gestação.

Primeiro mês

Aproximadamente 5 a 7 dias depois da fertilização do óvulo, ele se prende à parede do útero. Este processo é chamado implantação. O ovo fertilizado então começa a crescer no útero, dobrando de tamanho todos os dias. Durante esta fase de desenvolvimento o bebê é chamado embrião.

Logo após a implantação a placenta e o cordão umbilical começam a se formar estes, provêem nutrição e oxigênio para o bebê e retiram as excretas. Seu bebê fica dentro de um saco cheio de líquidos que o protege de impactos mecânicos, como batida ou pressão.

Em uma semana o bebê terá coluna vertebral. Alguns dias depois cinco a oito ossos da coluna espinhal (vertebral) estarão formados. Ao final das primeiras seis semanas de gravidez, seu bebê terá cabeça e tronco. Os olhos e outras estruturas começam a se formar, assim como brotos minúsculos que serão os braços e as pernas do bebê. O coração também se forma, e começa a bater no 25º dia depois da concepção (5 a 6 semanas depois do último período menstrual).

Ao final de 6 semanas seu bebê terá aproximadamente 1 centímetro e pesará algumas gramas.

Segundo mês

Este mês é especialmente crítico para o desenvolvimento de seu bebê. Qualquer problema com drogas, vírus, ou fatores ambientais como pesticidas podem causar defeitos congênitos.

O desenvolvimento de seu bebê é muito rápido durante o segundo mês e ao final deste, todos os principais órgão e sistemas, incluindo cérebro, pulmões, fígado, e estômago terão começado a se desenvolver. As primeiras células ósseas aparecem. As pálpebras se formam e crescem, mas são fechadas imediatamente e as orelhas são formadas. Os tornozelos, dedão do pé, punhos, dedos e órgão sexuais se desenvolvem. Se seu bebê for um menino, o pênis dele, começa a aparecer agora.

Ao término do mês o bebê parece uma miniatura humana. O bebê tem um pouco mais de 3 centímetros e ainda pesa menos de poucas gramas (menos que 28 gramas). De agora até o nascimento o bebê é chamado feto.

Terceiro mês

Ao final deste mês, seu bebê estará completamente formado. Os dedos das mãos e pés terão unhas e pequenos dentes terão se formado debaixo das gengivas. Os cabelos podem começar a aparecer e a cabeça é grande comparada ao resto do corpo. Caroços ao lado do pescoço mostram onde serão as orelhas e o ouvido interno está se formando. Há um princípio de nariz e os lábios estão se formando. Os rins se desenvolvem e começa a escoar urina para a bexiga. O coração do bebê tem quatro câmaras e bate de 120 a 160 vezes por minuto.

O bebê pode abrir e fechar a boca e começar a mover as mãos, pernas e cabeça. Porém, neste momento ainda não será possível sentir este movimento. O bebê tem agora 10 centímetros e pesa um pouco mais de 28 gramas.

Quarto mês

O bebê está completamente formado. A pele é rosa e um pouco transparente, e as sobrancelhas e cílios começam a aparecer. O bebê está armazenando gordura debaixo da pele e a medula óssea esta produzindo células do sangue. Os órgãos sexuais externos diferenciam-se em masculinos e femininos. Os batimentos cardíacos são fortes.

O bebê se move, chuta, dorme, acorda, engole e urina. Você pode começar a sentir uma sensação leve de movimento na parte baixa de seu abdômen. Esta sensação se parece com bolhas tremulando. Quando sentir o primeiro movimento do bebê anote a data pois assim o médico poderá prever a data do parto.

Seu bebê tem agora de 16 a 25 centímetros e pesa aproximadamente 170 gramas.

Quinto mês

Seu bebê crescerá rapidamente este mês. Os órgãos internos estão amadurecendo e as unhas cresceram para as pontas dos dedos. O número de células nervosas no cérebro aumentará rapidamente este mês. Fezes (chamadas mecônio) começam a se formar nos intestinos. O bebê dorme e acorda a intervalos regulares e pode chupar o dedo. Você vai achar o seu bebê muito mais ativo, virando de lado e de cabeça para baixo. O bebê engole líquido e urina no saco amniótico. O líquido amniótico sofre trocas com o sangue da circulação materna e é completamente renovado em 3 horas.

Seu bebê tem agora aproximadamente 30 centímetros e pesa aproximadamente 450 gramas.

Sexto mês

Seu bebê cresce agora rapidamente em tamanho e força até o nascimento. A pele está enrugada e vermelha e é recoberta com muita penugem e uma substância serosa.

Ao final deste mês, seu bebê terá de 27 a 30 centímetros e pesará aproximadamente de 450 a 680 gramas. Ao término deste mês células pulmonares do bebê começam a produzir uma substância gordurosa chamada surfactante. Esta substância ajuda na respiração do bebê depois de nascimento. Nesta fase os bebês são ainda pequenos e os pulmões não estão desenvolvidos completamente e por isso eles freqüentemente não podem viver fora do útero sem cuidado especializado.

Sétimo mês

O bebê se exercita chutando e esticando-se, abrindo e fechando os olhos. O cálcio está sendo armazenado e os centros dos ossos estão ficando fortes. A penugem começa a desaparecer da face e o bebê pode estar com mais cabelo em sua cabeça e fazer movimentos ávidos com as mãos. Os botões gustativos se desenvolvem. Se o bebê é um menino, os testículos, começam a descer do abdômen para o escroto.

Seu bebê tem aproximadamente 37 centímetros e pesa de 900 a 1350 gramas. O bebê tem agora uma chance maior de sobreviver fora do útero.

Oitavo mês

Seu bebê está ficando muito grande para se mover, mas seus pontapés são mais fortes, e você pode ver o esboço de um pequeno pé ou cotovelo em seu abdômen. Se seu bebê é um menino, os testículos dele desceram para o escroto. Ele está adquirindo imunidade (anticorpos) da mãe que o protegerá contra doenças durante os primeiros meses depois do nascimento. Às vezes o bebê soluça.

Seu bebê tem agora de 40 a 45 centímetros e pesa aproximadamente 1800 gramas.

Nono mês

Agora seu bebê fica mais gordinho e ganha aproximadamente 225 gramas de peso a cada semana. O bebê está se preparando para o nascimento e normalmente se encaixa na posição cefálica, com sua cabeça contra o canal de parto e seus joelhos contra o nariz.

Os ossos da cabeça são macios e flexíveis para descer pelo canal de parto.

Seu bebê tem aproximadamente 50 centímetros e pesa de 2700 a 4000 gramas.

Ninguém sabe o que dá início ao trabalho de parto que pode começar a qualquer momento entre a 37ª e 42ª semana de gravidez.

Copyright © 1999 Clinical Reference Systems