Artigos de saúde

Lesões na Boca - Versão Simplificada

O que são lesões na boca?

Geralmente, os cortes na língua e na parede interior das bochechas são causadas por mordidas acidentais durante a mastigação. Os cortes e hematomas dos lábios geralmente são devido à quedas. É muito comum, ainda que inofensivo, o rompimento do tecido que conecta o lábio a parte superior da gengiva. Os cortes, em geral, não requerem pontos cirúrgicos, exceto no caso de corte que separem o tecido ou a língua. Pequenos cortes ou arranhões no interior da boca saram em três ou quatro dias. As infecções das lesões orais são raras e difíceis de serem localizadas após algumas semanas.

Como posso cuidar do meu filho?

- Detenha a hemorragia.

Pressione o local da hemorragia contra os dentes ou a mandíbula durante 10 minutos. Se for na língua, aperte o local usando uma gaze estéril ou um pano limpo se você não tiver gaze. Uma vez detido o sangramento, não puxe o lábio para fora a fim de observá-lo.

- Alívio da Dor

Coloque um pedaço de gelo sobre a área lesionada segundo necessário. Administre acetaminofeno (Tylenol) ou Ibuprofeno (Advil) para a dor.

- Dieta

Ofereça a seu filho uma dieta com alimentos leves por um dia aproximadamente. Evite alimentos salgados ou cítricos que possam causar dor. Bocheche água morna depois das refeições para eliminar restos na ferida.

Procure ajuda médica imediatamente se:

- O corte for profundo ou separar os tecidos.
- A lesão é numa parte posterior da garganta, nas amígdalas ou no palato mole.
- A área da lesão parecer infectada, com dor ou inflamação aumentando após 48 horas. (Nota: Ao sarar, as lesões na boca normalmente podem ser observadas com uma cor branca por vários dias).
- Tiver febre ou outras perguntas e preocupações.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health" Bantam Books.
Copyright © 1999 Clinical Reference Systems