Artigos de saúde

Pesadelos em Crianças

Definição

Os pesadelos são sonhos atemorizantes que despertam uma criança. Os sonhos maus que se apresentam de vez em quando são normais a todas as idade após aproximadamente os 6 meses. Quando os lactentes têm um pesadelo, choram e gritam até que alguém venha vê-los. Quando as crianças de idade pré-escolar têm um pesadelo, geralmente choram e correm para o quarto de seus pais. As crianças maiores começam a entender que é apenas um pesadelo e voltam a dormir sem incomodar os pais.

Causa

Todo mundo sonha quatro ou cinco vezes a cada noite. Alguns sonhos são bons, outros são maus. Os sonhos ajudam a mente a processar informações e projetos complicados. O conteúdo dos pesadelos geralmente está relacionado aos problemas do desenvolvimento: as crianças pequenas têm pesadelos a respeito da possibilidade de se separarem dos pais; as crianças em idade pré-escolar, a respeito de monstros ou da escuridão; e as crianças em idade escolar, a respeito da morte ou de um perigo real. A violência dos programas de televisão ou dos filmes pode causar pesadelos freqüentes.

Sugestões para tratar os pesadelos.

1-Tranqüilize e mime seu filho.

Explique a ele que ele estava tendo um sonho mau. Sente-se em sua cama até que a criança fique tranqüila. Ofereça-se para deixar a porta do quarto aberta (nunca feche a porta do quarto de uma criança assustada). Ponha uma pequena lâmpada, principalmente se seu filho tem medo do escuro. A maioria das crianças volta a dormir em seguida.

2-Durante o dia, ajude seu filho a falar a respeito dos pesadelos.

Seu filho provavelmente não se lembrará qual foi o pesadelo a menos que você se lembre algo que ele tenha dito a respeito quando despertou. Se seu filho estava sonhando que caía ou que o perseguiam, diga a ele que muitas crianças sonham com isto. Se seu filho tem o mesmo pesadelo vez por outra, ajude-o a imaginar um final feliz para o sonho mau. Estimule seu filho para que ele utilize uma pessoa forte ou uma arma mágica para ajudar a superar as partes más do sonho. Talvez seja necessário várias conversas a respeito para que se tranqüilize.

3-Evite que seu filho veja filmes ou desenhos que sejam assustadores

Filmes ou desenhos violentos são geralmente a causa de pesadelos em crianças e este processo pode durar meses ou anos. Proíba definitivamente que seu filho assista a este tipo de filme antes que complete 13 anos de idade.

Procure ajuda médica se:

- Piorarem os pesadelos ou continuarem por duas semanas ou mais depois que adotar o procedimento acima.
- O temor da criança interferir na atividades durante o dia.
- A criança estiver grandemente amedrontada.
- Tiver outras dúvidas.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health" Bantam Books.
Copyright © 1999 Clinical Reference Systems