Artigos de saúde

Os Tumores do Aparelho Reprodutor Feminino na Terceira Idade

Após o período reprodutivo da mulher o útero se torna pequeno e sem função. A hemorragia uterina é o principal sintoma da doença uterina na 3ª idade e deve ser sempre muito bem investigado através do exame de seu revestimento interno ou endométrio (curetagem) pois pode significar um câncer.

O câncer uterino junto com o câncer de mama é o tumor maligno que mais atinge as mulheres.

Localizado no corpo do útero, é mais comum na 3ª idade, raramente ocorrendo antes dos 50 anos. Ocorre de preferência em mulheres que apresentaram uma menopausa tardia, ou que tiveram menstruações muito irregulares. É também mais freqüente em mulheres estéreis.

A hereditariedade também tem importância, pois o câncer uterino ocorre mais em pessoas de famílias que tiveram câncer de mama, ovário ou de útero. Sua mais característica manifestação é a hemorragia vaginal ou metrorragia.

O teste de Papanicolau pode ser útil mas não é muito preciso no diagnóstico neste tipo de tumor, sendo mais útil no diagnóstico do câncer de colo uterino.

O diagnóstico é feito pela curetagem, que colhe material na cavidade uterina ou pela histeroscopia.

O tratamento é cirúrgico e ocorre a retirada do útero (histerectomia). Algumas situações podem-se associar ao tratamento cirúrgico hormônios (progesterona) e drogas quimioterápicas.

O carcinoma de colo uterino é um tumor comum em mulheres jovens, em fase reprodutiva e de classes sócioeconômica baixas, com história de início precoce de vida sexual e vários parceiros. É muito raro na 3ª idade e está relacionado a infecções por vírus (herpes).

O teste de Papanicolau é o principal método diagnóstico, sendo muito sensível para este tipo de câncer, detectando precocemente o tumor.

O teste de Papanicolau tem grande sensibilidade para as os tumores do colo do útero e pouca sensibilidade para os tumores do corpo uterino. Demonstra também o estado hormonal feminino sugerindo a diminuição do estrógeno.

É um exame que faz parte da rotina ginecológica de toda mulher devendo ser realizado cada ano. Se todas as mulheres fizessem este teste anualmente a mortalidade pelo câncer de colo uterino seria eliminada.

Nos ovários podem ocorrer tumores que em geral não são funcionantes, isto é, não determinam alterações hormonais. São tumores raros, podem surgir em qualquer idade mas tendem a ocorrer mais na 3a idade e em geral são malignos (câncer de ovário) . O câncer das trompas é raríssimo.

A vagina é o órgão sexual feminino. É muito sensível às mudanças hormonais que ocorrem na 3ª idade, principalmente a diminuição do estrógeno. Há uma tendência então a ocorrer uma diminuição no tamanho da vagina e da vulva.

A vagina tende a ficar mais frágil, mais sujeita a traumatismos e infecções. Além disto, a vagina fica menos lubrificada o que pode provocar dor durante o ato sexual.

A infecção da vagina é a vulvovaginite, que em geral é provocada por bactérias ou fungos. Os tumores de vagina e de vulva são raros mas tem a sua maior incidência na 3ª idade, sendo que o carcinoma da vulva é o mais freqüente.

Copyright © 2000 eHealth Latin America