Artigos de saúde

O Climatério

O climatério caracteriza-se pelo aparecimento de alterações no ritmo das menstruações ( a menopausa ) e por distúrbios denominados vasomotores ( sensação de calor, etc). Ocorre em função da queda de função dos ovários.

Climatério e menopausa são palavras que muitas vezes se confundem, sendo inclusive incorretamente interpretadas como sinônimos.

No climatério ocorre a diminuição e cessação da menstruação ou menopausa, acompanhada de ondas de calor, perda da elasticidade da pele, diminuição da lubrificação da vagina, e alterações da libido. Os sintomas do climatério não ocorrem em todas as mulheres e sim em cerca de 65% das mesmas. No climatério há uma aceleração no processo de arteriosclerose, havendo uma tendência ao aumento na ocorrência de moléstias cardiovasculares, como também um agravamento do processo de osteoporose. Neste período é comum ocorrer um sentimento de perda e de desvalorização pela mulher, podendo levar a distúrbios psicológicos, destacando-se a depressão.

Com o aumento da expectativa de vida as mulheres tendem a passar 1/3 de suas vidas no climatério.

O climatério é uma situação totalmente controlada com a utilização de hormônios , mudanças de hábitos alimentares e exercícios físicos. A utilização de hormônios, principalmente a associação de estrógeno e progesterona, nesta fase é fundamental mas deve ser feita sob rigoroso critério médico. O correto uso de hormônios reverte completamente os sintomas. Entretanto a ação do estrógeno sobre o processo de arteriosclerose e como profilático de doenças cardiovasculares é muito controvertida.

Este período deve receber orientação medica efetiva e suporte psicológico adequado. A atividade física é muito importante, principalmente com relação ao fortalecimento ósseo e ao aparelho cardio-circulatório, sendo aconselhado a realização regular de caminhadas longas.

A dieta deve ser alterada no climatério, pois há diminuição das necessidades calóricas, devendo haver menor ingestão de calorias: de açúcares, de massas, e de gorduras e maior preferência por carnes brancas. Deve haver aumento na ingestão de água. O cálcio deve ser obtido na forma de leite desnatado e queijo branco.

O climatério também atinge o homem mas de maneira pouco conhecida do ponto de vista médico. No homem não ocorre uma diminuição abrupta de hormônios como ocorre na mulher e sim uma diminuição de um hormônio denominado testosterona.

A menopausa se carateriza por alterações na duração e na quantidade de sangue da menstruação e ocorre durante o período do climatério. Representa a cessação dos ciclos menstruais ou da menstruação e se deve a queda na função dos ovários. O ciclo menstrual termina com a menopausa e com ela ocorre o desaparecimento da menstruação.

O aparecimento de perda sangüínea pela vagina após a menopausa, denominada metrorragia, tem grande importância e deve ser sempre muito bem avaliada pois pode ser sinal de carcinoma de útero. Todo sangramento vaginal da 3a. idade deve ser muito bem investigado. Alem dos tumores outras causas de hemorragia genital na 3a. idade são a atrofia da vagina e do útero, e as Infecções ( vaginites ).

© 2000 BoaSaúde.com