Artigos de saúde

A Leucemia e o Mieloma Múltiplo na Terceira Idade

A leucemia é o câncer formado pelas células brancas que compõem o sangue.

A causa da leucemia não é conhecida, mas alguns tipos estão relacionados a vírus. A exposição à irradiação e a certos produtos químicos (benzeno) também podem ser responsáveis pela leucemia. Certas famílias também apresentam uma incidência maior da doença.

Certos tipos de leucemia são acompanhadas do aumento de tamanho de gânglios, do fígado e do baço, e também pode atingir o sistema nervoso.

A forma de leucemia mais comum na terceira idade é denominada linfocítica crônica e tem forte predisposição hereditária. Ocorre principalmente entre homens. Tem evolução arrastada, podendo ocorrer anemia, maior tendência a hemorragias e infiltra gânglios e baço.

Os tumores ou câncer das células sangüíneas na terceira idade são o linfoma e o mieloma múltiplo.

Linfoma ou câncer linfático é o tumor dos sistemas linfático e reticuloendotelial. O sistema linfático é constituído por gânglios e vasos linfáticos. A função dos gânglios é filtrar o sangue tornando-o "limpo".

A forma mais freqüente é denominada linfoma não-Hodgkin ou linfossarcoma. Ocorre em qualquer idade mas há uma certa tendência para aumentar sua freqüência na terceira idade.

O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de células componentes do sangue denominadas plasmocitos. Caracteriza-se pela produção exagerada de uma proteína denominada Bence-Jones. É freqüente na terceira idade.

Compromete determinados ossos do esqueleto: crânio, coluna vertebral, quadril e costelas, levando a sua destruição. O doente apresenta anemia, pode se queixar de dores ósseas, fraqueza e perda de peso.

Pode ocorrer insuficiência renal e imunodeficiência, o que aumenta a suscetibilidade a infecções. Há tendência a hemorragias.

Copyright © 2000 eHealth Latin America