Notícias de saúde

Vacinas contra COVID-19 protegem a maioria dos pacientes com câncer

11 de maio de 2022 (Bibliomed). As vacinas fizeram um bom trabalho protegendo a maioria dos pacientes com câncer contra o COVID-19, mas aqueles com câncer no sangue continuam em risco de infecções revolucionárias, sugere uma nova pesquisa realizada na Escola da Medicina da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos.

O estudo analisou dados de mais de 64.000 pacientes com câncer vacinados contra o COVID-19, nos Estados Unidos. Os pesquisadores analisaram os tipos de câncer, os principais tratamentos e outros fatores de risco, incluindo idade, sexo, raça, se os pacientes tinham outras doenças e onde moravam.

Os resultados mostraram que para todos os tipos de câncer, o risco de infecção por COVID-19 dos pacientes caiu após a segunda dose. No entanto, pacientes com câncer no sangue, como leucemia, mieloma múltiplo e linfoma, estavam em maior risco de infecções por COVID-19 do que aqueles com outros tipos de tumores.

A vacina Moderna foi mais eficaz do que a vacina da Pfizer para pacientes com câncer no sangue, especialmente aqueles com mieloma múltiplo. Para pacientes com cânceres sólidos, essa diferença não foi observada.

Os pesquisadores esperam que essas descobertas ajudem a orientar o atendimento de pacientes com câncer que têm COVID-19, bem como o desenvolvimento de tratamentos contra o câncer baseados no sistema imunológico.

Fonte: Journal of Clinical Oncology. DOI: 10.1200/JCO.21.02419.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários