Artigos de saúde

O custo dos tratamentos para a Ansiedade se iguala os de tratamentos para a Depressão

WASHINGTON, Jul 20 - Um estudo demonstra que os problemas de ansiedade custam quase 42 bilhões de dólares por ano em tratamentos médicos diretos, faltas ao trabalho, e queda na produtividade, um número comparável aos custos de gastos com a Depressão.

Em contraste com a Depressão, onde a maioria dos custos são relacionados com o absenteísmo e com a diminuição da produtividade, a maioria dos custos associados com os problemas de ansiedade são com o tratamento clínico não-psicoterápico, de acordo com o Dr. Ronald Kessler, do Health Care Policy Department da Escola de Medicina de Harvard, em Boston, Massachusetts.

"Nosso estudo mostrou que as pessoas com problemas de ansiedade são grandes consumidoras de todos os tipos de serviços médicos, desde consultas até sessões de aconselhamento e internações", disse o Dr. Kessler. Seus achados mostram que as pessoas ansiosas são de três a cinco vezes mais propensas a procurar o médico, e seis vezes mais propensas a serem internadas, do que as pessoas sem ansiedade.

O estudo, publicado no número de Julho do Journal of Clinical Psychiatry, foi patrocinado pela Anxiety Disorders Association of America.

As doenças relacionadas com a Ansiedade, que incluem as fobias, desordens do pânico, desordens obssesivo-compulsivas, e estresse pós-traumático, afetam cerca de 19 milhões de americanos, de acordo com a associação, cuja sede é em Rockville, Maryland.

Os autores estimaram que apenas 27% das pessoas com um problema de ansiedade diagnosticado receberam tratamento.

Pessoas com problemas de estresse pós-trauma e distúrbios do pânico tiveram as maiores taxas de utilização dos serviços médicos e psiquiátricos, mas todos os problemas de ansiedade foram associados a diminuição da produtividade, de acordo com os autores.

Publicado em Bibliomed Saúde em 16-08-1999

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.