Artigos de saúde

Prevenir é Melhor que Remediar

Este ditado, adequado a incontáveis situações no cotidiano das pessoas, aplica-se igualmente à manutenção da saúde. E neste caso, pode-se dizer que a prevenção é sempre mais econômica do que se tratar depois.

Esta questão tanto pode ser encarada do ponto de vista financeiro quanto do sofrimento da pessoa.

A prevenção deve ser feita através de exames periódicos de rotina que possibilitem a avaliação do estado geral do organismo: são exames de sangue, urina, fezes e das funções respiratórias e cardiovasculares.

Tais cuidados tornam-se imprenscindíveis a partir dos 40 anos e as grandes empresas atualmente, já providenciam baterias de exames diferenciados por faixas etárias para funcionários e executivos ocupantes de postos de chefia.

Exames como o eletrocardiograma , ecocardiografia , Doppler , entre vários outros que dão noção fiel das funções cardíacas, antes comuns para pessoas a partir dos 45 anos passam a ser rotina para executivos mais jovens.

Para as mulheres o exame preventivo de câncer é indispensável. O importante da prevenção é detectar alterações precoces, o que permite uma abordagem mais segura do problema e o seu encaminhamento para a área médica específica, facilitando muito a recuperação do paciente.

A prevenção através de check-up, exames , acompanhamento médico , etc é fundamental para garantir ainda a prática de vários esportes , como caminhada , natação e ginástica.

Enfim, existe coisa melhor do que você se sentir um pouco seguro, se por um lado a vida já oferece várias surpresas. Cuide-se. Coloque a sua saúde em primeiro lugar.

É mais econômico para o seu bolso e é também uma forma de garantir um maior tempo de vida. Procure orientação médica, previna-se , relaxe e desfrute os grandes prazeres da vida.

Copyright © 2000 eHealth Latin America