Artigos de saúde

Descoberta Pode Mudar o Tratamento da Artrite Reumatóide

A artrite reumatóide é uma doença que acomete as articulações, e causa a sua destruição. Ela se desenvolve pela formação de imunoglobulinas (anticorpos) contra os linfócitos T (antígenos) do próprio organismo.

Portanto, o sistema imunológico reage contra os tecidos da própria pessoa, causando dor articular, edema, e mesmo a sua destruição.

Um estudo recente, realizado em camundongos, sugere que o complexo antígeno-anticorpo da artrite reumatóide pode ser encontrado em todo o organismo, e não apenas nas articulações, como se pensava anteriormente.

Esta descoberta pode levar a uma maior compreensão, e portanto, a um tratamento mais adequado da doença.

Equipe de pesquisadores da Harvard Medical School, em Boston, Estados Unidos, publicou no número de 26 de novembro da revista Science o resultado de uma pesquisa mostrando que a presença de uma enzima chamada glicose-6-fosfato isomerase (GPI) desencadeia a resposta imunológica presente na artrite reumatóide, e que esta enzima está presente em todo o organismo.

Em seu trabalho, os cientistas afirmam que se este comportamento da doença for o mesmo no ser humano, será possível desenvolver-se tratamento com vacinas no intuito de prevenir a disfunção do sistema imunológico que causa a artrite reumatóide.

Fonte: Science 1999 Nov 26;286(5445):1732-1735

Copyright © 2000 eHealth Latin America