Artigos de saúde

O Que São Endometriomas?

A endometriose acomete 40 a 45% das pacientes com infertilidade. Destas, 22% apresentam endometriomas ovarianos, diagnosticados por ultra-sonografia transvaginal como sendo lesões císticas com conteúdo espesso no seu interior (hipoecogênicas) ou simulando imagens vegetantes na parede do cisto (heterogêneas), sem fluxo vascular ao estudo com Doppler colorido.

Quando os resultados não são satisfatórios com drogas, o método de escolha para o tratamento dos endometriomas é a laparoscopia ou a laparotomia. Nas pacientes com recidiva das lesões já tratadas previamente com procedimentos cirúrgicos e farmacológicos, pode-se realizar punção aspirativa por via vaginal.

O procedimento de punção de lesões ovarianas císticas é seguro e de uso diário, aceito mundialmente. Contudo, em ginecologia, existe o medo de espalhar células malignas para a cavidade abdominal e o risco do resultado ser falso-negativo, quando da suspeita de lesão maligna.

Por isso existem critérios para seleção da paciente com endometrioma a ser puncionada: (a) que a paciente já tenha diagnóstico prévio de endometriose ovariana por laparoscopia; (b) que a paciente venha sendo acompanhada com estudos seriados de ultra-sonografia transvaginal, (c) que o padrão ecográfico com ou sem Doppler colorido seja característico de endometrioma, (d) que já tenha sido feito tratamento prévio com drogas ou cirúrgico, sem resultados, (e) níveis baixos na dosagem do Ca 125, (f) na paciente com endometrioma submetida à estimulação ovariana controlada, deve-se puncionar todos os folículos e no mesmo procedimento esvaziar e lavar as lesões endometrióticas.

Fonte: Fertilidade e Infertilidade Humana - 1ª. Ed. - 1997

Copyright © 2000 eHealth Latin America