Publicidade

Artigos de saúde

Qual é a Ação do Medicamento Clomifeno na Inseminação Artificial?

A estimulação ovariana com citrato de clomifeno e/ou hMG e hCG tem sido utilizada normalmente em mulheres ovuladoras para aumentar o número de oócitos disponíveis e realizar a inseminação no período periovulatório.

A pergunta, ainda sem resposta, é se o êxito deve-se à indução da ovulação, à inseminação artificial ou ao momento em que se realiza esse procedimento.

O mecanismo pelo qual a hiperestimulação ovariana aumenta a possibilidade de concepção não está bem claro. A principal hipótese é de que ao incrementar o número de oócitos e aumentar a secreção de esteróides, aumentar-se-ia a possibilidade de fertilização e implantação.

Se analisarmos os resultados publicados utilizando citrato de clomifeno como indutor, Deaton et al.27 encontraram maior índice de gravidez no grupo induzido com CC do que no grupo de controle (pacientes com endometriose ou ESCA).

Obtiveram 9,5% de gravidez por ciclo no grupo com CC/hCG/IIU contra 3,3% de gravidez por ciclo no grupo de controle. A maioria dos casos de gravidez resultou de ciclos estimulados de onde se obteve somente um folículo dominante.

Fonte: Fertilidade e Infertilidade Humana - 1ª. Ed. - 1997.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: