Saúde e Nutrição
A previsão dos meteorologistas para este verão é de muito calor, e mesmo agora, que a primavera vem chegando, já estamos sentindo o impacto das ondas de calor. Claro que durante esse período é preciso se atentar para a alimentação, afinal, o que comemos reflete diretamente em como nos sentimos.
Durante essas ondas de calor devemos evitar alimentos pesados e gordurosos, como frituras, processados e carnes gordurosas, pois eles podem sobrecarregar o sistema digestivo aumentando a sensação de calor e desânimo. Também é importante controlar o consumo de sal, pois esses podem levar à retenção de líquidos.
O ideal é optar por alimentos mais leves de e fácil digestão, como frutas, verduras e vegetais frescos, bem como carnes magras. O horário das refeições também influencia em como o corpo vai reagir no processo de digestão, então, escolha fazer as refeições maiores em horários mais frescos do dia.
Por fim, mas não menos importante, atente-se à hidratação. A água ajuda a regular a temperatura corporal, atua no bom funcionamento do intestino e do organismo de forma geral. Devemos beber água regularmente, mesmo se não estivermos sentindo sede. Mas, atenção às bebidas açucaradas ou com cafeína, pois elas podem causar desidratação.
Isolda Vasconcelos, nutricionista*.
Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.
*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também