Saúde e Nutrição

Quais alimentos são proibidos para as gestantes?

xxx

A Grazielle Ferreira está grávida, e como toda gestante, tem medo de comer algum alimento que possa prejudicar seu bebê. Ela quer saber quais são os alimentos que deve evitar.

Gestantes devem evitar alimentos malcozidos e crus, incluindo carnes, peixes, mariscos, ovos e brotos. Queijos frescos produzidos com leite não pasteurizado também devem ficar de fora da dieta, assim como o leite cru. Frutas, verduras e vegetais devem ser higienizados antes do consumo, a fim de evitar intoxicação alimentar ou toxoplasmose. A água deve ser sempre potável, preferencialmente fervida ou filtrada.

Deve-se ter um cuidado especial com os pescados, pois eles podem estar contaminados, especialmente com mercúrio. O metilmercúrio, que é uma das formas mais tóxicas do mercúrio, tem a capacidade de atravessar a placenta a causar anomalias no neurodesenvolvimento da criança e até paralisia cerebral.

A ingestão de bebidas que contenham cafeína (café, chás e refrigerantes) deve ser limitada a menos de 200mg por dia, o que corresponde a, no máximo, 3 xícaras pequenas de café, por exemplo. Bebidas alcoólicas são definitivamente proibidas, pois aumentam o risco de morte fetal e aborto, e mesmo uma pequena quantidade pode afetar o cérebro do bebê, além da síndrome do alcoolismo fetal, em que ocorrem deformidades faciais, problemas cardíacos e retardo mental.

Alimentos ricos em gordura trans, açúcar refinado e sódio também devem ter seu consumo controlado, afinal, aumentam o ganho de peso, o colesterol, a pressão arterial e o inchaço. Reduzir a quantidade de café, evitar o álcool, gengibre.

É importante para uma gestação tranquila que a mulher seja acompanhada por profissionais que a orientem, afinal, cada mulher tem uma necessidade nutricional diferente, e o nutricionista pode ajudá-la a fazer as melhores escolhas para ela e para seu bebê.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios