Saúde e Nutrição

Diabéticos podem comer doce ou devem cortar totalmente?

xxx

O Getúlio Campos nos contou que sempre foi apaixonado por doces, mas que recentemente foi diagnosticado com diabetes e tem tentado seguir uma alimentação saudável. Contudo, ele sente muita falta de doces e queria saber se ele pode comer um pouco ou deve cortar totalmente.

O diabetes é uma síndrome metabólica decorrente da falta total ou parcial da insulina. A insulina é uma substância produzida pelo pâncreas e é responsável pela quebra da glicose para geração de energia. Quando os níveis de insulina são insuficientes, os níveis de açúcar no sangue ficam muito altos, pode ocorrer a cetoacidose, uma condição na qual o corpo produz ácidos sanguíneos (cetonas) em excesso, podendo causar sede excessiva, micção frequente, náuseas, dores abdominais, fraqueza e em casos graves, confusão mental e até coma.

Pessoas diabéticas devem controlar os níveis de glicose no organismo e ajustar a alimentação à quantidade de insulina produzida. Em casos em que há a necessidade de uso de insulina por injeção, como no diabetes tipo 1 e alguns do tipo 2, a quantidade de alimentos deve ser calculada tendo como base a insulina injetada.

Diabéticos devem priorizar alimentos in natura, pobres em carboidratos e em açúcares. Contudo, isso não significa que eles não podem nunca comer doces. Hoje no mercado existem diversos produtos “diet”, que foram feitos especialmente para diabéticos, incluindo doces. Claro que mesmo o consumo desses deve ser controlado para que não se exceda a quantidade ideal e a saúde fique em risco.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios